Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

Fortaleza

Conheça o brilho e o encanto do Ceará Natal de Luz

Eleito um dos principais destinos turísticos do Brasil, Fortaleza recebe celebrações natalinas até o próximo dia 23

Publicado em: 08/12/2018 15:20 | Atualizado em: 10/12/2018 15:49

Mega evento começou no dia 23 de novembro e segue até o dia 23 de dezembro. Foto: Firmino Júnior

Localizado na região Nordeste do país, a aproximadamente 758 km do Recife, o município de Fortaleza, é atualmente um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e do mundo durante as férias. Considerado um imenso celeiro de cultura, diversidade artística e belezas naturais, a capital do Ceará possui uma multiplicidade gigantesca de atrativos turísticos como a Praia de Iracema, a Ponte dos Ingleses, a Praia do Futuro, o Jardim Japonês e o Dragão do Mar, um dos maiores centros culturais do país, com mais de 30 mil metros quadrados totalmente dedicados à arte. Com uma população de cerca de 2.643.247 habitantes, Fortaleza foi eleita uma das 10 cidades mais ricas do território brasileiro, a primeira do Nordeste com o mais alto PIB, à frente do Recife e de Salvador, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Batizada como a Loira Desposada do Sol pelo poeta, Francisco de Paula Ney, o município é a terra natal de personalidades históricas como o ex-presidente Castelo Branco, o bispo Dom Hélder Câmara, o historiador Capistrano de Abreu, o escritor José de Alencar e da romancista Rachel de Queiroz. A metrópole cearense é a capital brasileira mais próxima da Europa, com uma distância de cerca 5 600 km de Lisboa, em Portugal.  

Dotada de uma área litorânea de mais de 34 quilômetros, Fortaleza abriga no total quinze belas praias, que chamam a atenção de moradores e visitantes durante o ano todo. A cidade é um dos principais pontos turísticos do Brasil e recebeu em 2017, 5,9 milhões de passageiros em vôos, com previsão de encerrar o ano de 2018 com o total de 6,7 milhões, segundo a Secretaria Municipal de Turismo (Setfor). 

Fortaleza foi eleita uma das 10 cidades mais ricas e mais visitadas do território brasileiro. Foto: Reprodução/Internet


"Fortaleza está passando por um momento que é de fato um divisor de águas. Estamos vivendo um período muito produtivo, repleto de ações como a chegada de novos hubs, a extensão de vôos para diversas localidades do mundo, inovação tecnológica, melhorias na infra-estrutura, investimentos, evolução, indústrias, todos esses fatores que têm sido fundamentais para o nosso crescimento. São elementos que estão impactando positivamente o cenário turístico da cidade. E com isso vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais o município, e oferecer uma estrutura de qualidade tanto para os moradores, quanto para nossos visitantes", afirmou o secretário municipal de Turismo, Régis Medeiros. 

Com encantos que vão desde museus, espaços públicos a belezas naturais, Fortaleza está investindo numa série de atrativos e distrações para conquistar ainda mais visitantes. O município vem realizando durante todo ano uma seqüência de eventos e festivais, que além de atrair mais visibilidade para a região, aquecem e movimentam a economia local. Entre as realizações estão o Carnaval de Fortaleza (com mais de 30 dias de festa), o Dragão Fashion (marco anual da moda da cidade), o São João (tradicional festejo voltado para o folclore, música e a culinária local), o Iron Man e Rally dos Sertões (mega encontro anual esportivo), o Fortal (uma das maiores micaretas do país), além do Natal de Luz e o Réveillon, projetos que fazem parte do calendário oficial da cidade e representam parte da grande movimentação nos terminais de entrada da capital, seja terrestre ou aéreo. 

O brilho e o encanto do Ceará Natal de Luz 

O tradicional Natal de Luz, é a grande atração durante o mês de dezembro na capital cearense. Foto: Falcão Júnior


Luzes, brilho, música e encanto. Uma das peças de destaque do calendário festivo do estado do Ceará, o tradicional Natal de Luz, é a grande atração durante o mês de dezembro na capital cearense. A festa que encanta moradores e turistas há mais de 20 anos, na Praça do Ferreira, chega a sua 22ª edição repleta magia, tecnologia, cores e uma mensagem de paz inspirada na Campanha da Fraternidade 2018. Com o tema “Somos Luz, somos Paz”, o evento é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), através do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, e segue até o dia 23, alegrando e colorindo o centro da cidade com atrativos musicais, espetáculos, recitais e ações educativas gratuitas para toda a família. 

"Além de movimentar o comércio e o turismo local, o Natal de Luz em si é uma celebração que visa fomentar o sentimento do amor e da ética entre os moradores e visitantes. Nossa meta é incluir de vez o evento no calendário turístico de nossa cidade, de forma que a população e os turistas passem a frequenta-lo anualmente", enfatizou o presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante. 

Composto por 130 vozes de crianças carentes, o Coral da Luz é uma das grandes atrações diárias do natal cearense. Foto: Falcão Júnior


Este ano, as celebrações marcam também o aniversário de 60 anos do Cineteatro São Luiz, uma das mais antigas obras arquitetônicas do Ceará. Em homenagem a instituição cultural, elementos como arabescos, corrimões, pétalas e lustres de cristais do cinema serviram de inspiração para parte da decoração do Natal de Luz. O resultado desse tributo pode ser visto em duas arvores gigantescas, montadas na Praça do Ferreira e na Praça Portugal, outros dois pontos turísticos da capital. 

Como parte da vasta programação que abrange desde shows a um passeio ciclístico, um dos pontos cruciais do evento é a brilhante chuva de neve em plena Praça do Ferreira e a sublime cantata natalina apresentada pelo Coral da Luz. Protagonizada por 130 vozes de crianças e adolescentes da Associação Nossa Casa Mãe África, o espetáculo musical toma as janelas e a varanda do Antigo Hotel Excelsior diariamente às 18h, com uma apresentação repleta de clássicos de natal, que falam de amor, solidariedade e companheirismo. 

Este ano, as celebrações marcam também o aniversário de 60 anos do Cineteatro São Luiz. Foto: Falcão Júnior


Complementando a grade de shows e montagens do Natal de Luz, o evento recebe neste domingo (9) o cantor Gilberto Gil, com uma apresentação no Cineteatro São Luiz. No próximo dia 16 de dezembro, será a vez do cantor, Toquinho subir ao palco, na Praça Portugal.

"Estamos trabalhando transformar cada vez mais o Natal de Luz do Ceará em um forte produto turístico da cidade de Fortaleza, sendo um diferencial na decisão de milhares de turistas que pensam em visitar o Nordeste neste período", completou o secretário de Turismo de Fortaleza, Régis Medeiros.

Curiosidades de Fortaleza 

Acostumado a perambular pelas ruas centrais da cidade de Fortaleza na década de 1920, o Bode Iôiô uma das figuras mais conhecidas do município será tema do enredo da escola de samba Paraíso do Tuiuti do Rio de Janeiro, no carnaval 2019. O animal ficou famoso no século XX e se tornou um dos personagens folclóricos da cultura popular cearense por acompanhar boêmios e escritores que frequentavam os bares e cafés ao redor da Praça do Ferreira.

Figura ilustre do Ceará, o Bode Iôiô será enredo do carnaval carioca em 2019. Foto: Mabson Rodrigues/DP


A fama do animal ganhou uma dimensão tão impressionante, que o bicho foi eleito vereador em 1922, sendo um dos mais votados nas eleições. O Bode Iôiô nunca tomou posse de seu posto, mas se consagrou como uma das maiores celebridades de Fortaleza. Iôiô morreu em 1931 e atualmente empalhado, integra o acervo de peças do Museu do Ceará. 
TAGS: cultura | turismo | brilho | luz | natal | ceara |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco