Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia

OPEN INOVATION

Centro de inovação da Algar seleciona startups que atuam com o 5G

Publicado em: 25/11/2022 11:22

 (Escritório do Brain / Divulgação)
Escritório do Brain / Divulgação
Com sede no Recife, o Brain, centro de inovação em negócios digitais fundado pela Algar Telecom, está fazendo a última chamada do ano para seu programa de inovação aberta, o “Brain Open”. Dessa vez, o nome “Aceleração 5G” já dá o tom de qual será o foco da edição. 

A ideia central é que sejam selecionadas startups que tenham soluções voltadas para clientes do segmento Corporativo (B2B), utilizem a tecnologia do 5G ou queiram migrar para ela. A oportunidade terá três frentes principais: indústria 4.0, eficiência operacional e soluções B2B que sejam potencializadas pelo 5G. 

“O cenário de tecnologia mundo afora está se revolucionando a cada dia e no Brasil não é diferente. Na Algar Telecom, buscamos essa conexão com as startups justamente para unir o expertise da empresa na oferta de conectividade e serviços de TI, aliados a um excelente relacionamento com clientes corporativos com ideias e projetos disruptivos. Assim criamos uma rede de compartilhamento que proporciona crescimento para todo ecossistema: cliente, startups e para Algar Telecom. Especificamente nessa edição, o Brain Open quer trazer startups que já estejam atuando com soluções e aplicações 5G, ou que podem com esta nova tecnologia ganhar mais escala, o que reforça nosso foco em inovação aplicada a resultados e a resolver dores dos nossos clientes”, comenta Zaima Milazzo, diretora de inovação da Algar Telecom e presidente do Brain.

Segundo a IDC, até 2025 o 5G movimentará cerca de US$ 25 bilhões apenas no Brasil, considerando somente tecnologias como Cloud, Big Data & Analytics, IA, Segurança, AR/VR, IoT e Robotics. Além disso, a IDC também mostrou que apenas neste ano no Brasil, cerca de US,6 bilhão foi investido em soluções de IoT, um crescimento de 17,6% em relação a 2021. Tais dados demonstram o impacto que tais tecnologias têm e terão no mercado, reforçando a importância de centros de inovação como o Brain.

Podem participar do programa de inovação aberta do Brain, as startups brasileiras que estejam, no mínimo, em fase de tração, com clientes ativos e que apresentem alguma solução. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 07 de dezembro, pelo site https://innovationlatam.com/ch/algar. 

Por meio dos programas de Open Innovation da Algar Telecom e do Brain, nos últimos 5 anos foram atraídas mais de 1.000 startups. Desse total, foram selecionadas 92 com potencial de desenvolvimento de oportunidades. Entre essas, 19 já tiveram produtos lançados.


Sobre o Brain

O Brain é o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) fundado pela Algar Telecom, que possui a sua sede em Uberlândia/MG e suas filiais em São Paulo/SP, Recife/PE e Lisboa (Portugal). Por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas, o Brain promove o desenvolvimento de soluções disruptivas com o foco em Internet of Things (IoT), Digital, 5G e Cloud/Edge Computing, para as verticais de negócios de Agronegócios e Farming, Indústria 4.0, Saúde, Small Medium Business e Smart Spaces. Os novos produtos, serviços e modelos de negócio são criados com o objetivo de simplificar o dia a dia das pessoas e empresas. 

Os times de trabalho do Brain são divididos em squads e para a execução das novas soluções o Centro de Inovação utiliza o framework Scrum para implementar o desenvolvimento ágil, que possui princípios relacionados à colaboração, à auto-organização e a equipes interdisciplinares. Esse formato permite que os times tenham um desenvolvimento mais dinâmico, focado e com entregas rápidas. Além de ser um ambiente criativo, dinâmico e inspirador, o Brain também atua com foco em cultura de inovação e mudança do mindset.

Sobre a Algar Telecom

A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas. 

Com 68 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de 119 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 372 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Para todos esses locais, a empresa investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.

Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 4,5 mil associados - como são chamados os colaboradores da empresa - comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadoras.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco