Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia
APPLE Apple anuncia novos iPhones 8, 8 Plus e X, confira as principais novidades dos aparelhos Gigante da maçã confirmou os rumores vazados durante as últimas semanas e apresentou novas versões de seus smartphones

Por: Diario de Pernambuco

Por: Rodrigo Carvalho

Publicado em: 12/09/2017 15:58 Atualizado em: 12/09/2017 22:38

Keynote da Apple apresentou os novos iPhones. Preços variam de U$ 650 (iPhone 8) a U$ 999 (iPhone X) - Foto: Divulgação/Apple
Keynote da Apple apresentou os novos iPhones. Preços variam de U$ 650 (iPhone 8) a U$ 999 (iPhone X) - Foto: Divulgação/Apple

Eles chegaram. Uma década após Steve Jobs anunciar a primeira versão do smartphone que revolucionaria o mercado mobile do mundo, a Apple anunciou, após muita espera por parte dos fãs, as novas versões de seus aparelhos. Em um evento já tradicional, que teve direito à transmissão ao vivo pelo Youtube e Apple TV, realizado no auditório da nova sede da Apple, nomeado de “Steve Jobs Theater” – é a primeira vez que a Apple realiza um evento de lançamento em um auditório próprio – , o atual CEO da marca, Tim Cook, apresentou os três novos aparelhos da gigante da maçã, que devem chegam às lojas ainda no mês de setembro. São eles: iPhone 8, iPhone 8 Plus e o novíssimo iPhone X.

Fugindo da tradicional regra de apresentar versões com a nomenclatura "S" para os aparelhos, uma espécie de “versão com aprimoramentos” do dispositivo anterior, a Apple utilizou a sua Keynote para apresentar os novos iPhone 8 e 8 Plus, a nova Apple TV com suporte à resolução 4K e HDR, a nova versão do seu smartwatch, o Apple Watch Series 3 e o inovador iPhone X, confira as principais novidades dos produtos:

iPhone 8 e 8 Plus - Foto: Divulgação/Apple
iPhone 8 e 8 Plus - Foto: Divulgação/Apple

iPhone 8 e 8 Plus

Sem muitas novidades, os novos iPhone 8 e 8 Plus vêm com o design parecido com a versão anterior, no entanto, mudanças como a traseira de vidro e alumínio apenas nas laterais das novas versões foram anunciadas, que vem nas cores Space Gray (preto), Silver (prata) e Gold Finish. A versão vem equipada com o novo processador Apple A11 Bionic, que, segundo a empresa, é cerca de 25% mais rápido do que sua versão anterior, A10 Fusion. A GPU (processamento gráfico) do aparelho também ganhou um update e será cerca de 30% mais rápida nesta nova versão. Esta é a primeira vez que a empresa produz seus próprios processadores gráficos. Os aparelhos também terão o recurso de True Tone Display, uma espécia de aprimoramento com o objetivo de deixar as imagens mais realísticas aos olhos dos usuários. As câmeras do aparelho também contam com mudanças, apesar de permanecer com o mesmo número de megapixels. Ela será capaz de capturar 83% mais iluminação, de acordo com a fabricante. Os smartphones continuam sendo resistentes à água e o modo retrato na versão 8 plus recebeu aprimoramentos que permitem novas formas de edição e captura de imagem.
 
Confira as especificações completas dos iPhone 8 e 8 Plus:
 
iPhone 8 

Tela: IPS LCD de 4,7 polegadas Retina HD com True Tone (1334x750 pixels)
Processador: Apple A11 Bionic hexa-core
Câmera traseira: 12 megapixels, abertura f/1.8, estabilização óptica de imagem, flash quadruplo de led
Câmera frontal: 7 megapixels, abertura f/1.8
Memória RAM: 2 GB
Armazenamento: 64 GB ou 256 GB
Conectividade: WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooh 5.0, GPS/A-GPS/GLONASS, iBeacon, Touch ID
Dimensões: 138,4 x 67,3 x 7,3 milímetro
Peso: 148 gramas
Cores: dourado, preto, prateado, cinza espacial e rosa dourado
Sistema operacional: iOS 11 

iPhone 8 Plus +

Tela: IPS LCD de 5,5 polegadas Retina HD com True Tone e resolução Full HD (1920x1080 pixels)
Processador: Apple A11 Bionic hexa-core
Câmera traseira: dupla de 12 megapixels, abertura f/1.8 f/2.2, estabilização óptica de imagem, flash quadruplo de LED, zoom óptico
Câmera frontal: 7 megapixels, abertura f/1.8
Memória RAM: 3 GB
Armazenamento: 64 GB ou 256 GB
Conectividade: WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooh 5.0, GPS/A-GPS/GLONASS, iBeacon, Touch ID
Dimensões: 158,4 x 78,1 x 7,5 milímetro
Peso: 202 gramas
Cores: dourado, preto, prateado, cinza espacial e rosa dourado
Sistema operacional: iOS 11
 


Realidade aumentada

Os novos iPhone 8 e iPhone 8 Plus são os primeiros smartphones “criados para a realidade aumentada”, segundo o CEO da Apple, Tim Cook. As câmeras dos dispositivos contam com calibragem feita especialmente para esse tipo de tecnologia, contando ainda com rastreamento de movimento preciso, novo giroscópio, acelerômetro reformulado e capturas aprimoradas a 60 quadros por segundo mesmo em ambientes com baixa iluminação.

iPhone X - Foto: Divulgação/Apple
iPhone X - Foto: Divulgação/Apple

iPhone X

One more thing...

“O primeiro iPhone estabeleceu o padrão para uma década. Agora, nesse local, nessa data, nós estamos lançando um produto que vai estabelecer o padrão para a próxima década”, afirmou Tim Cook, antes de apresentar a nova e poderosa versão do smartphone da Apple.

E a novidade da apresentação ficou por conta dele, o iPhone X. A versão que tem o numeral romano como nome é uma menção à comemoração dos 10 anos do iPhone – a primeira versão do aparelho foi anunciada em 2007, quando Steve Jobs ainda comandava a empresa. – Com uma tela de 5.8 polegadas embarcada com a nova tecnologia Super Retina Display, a versão especial do iPhone extinguiu o botão home. Agora, a tela ocupa praticamente toda a parte frontal do aparelho, em uma tecnologia parecida com a "tela infinita", utilizada no Galaxy S8, da Samsung.

E um dos maiores destaques do aparelho é justamente o seu design, que não sofria mudanças significativas em sua aparência desde 2014. O novo modelo, com um corpo todo construído em vidro, consegue ainda apresentar uma moldura metálica ao redor, dotando o smartphone com um aspecto mais premium do que o seu antecessor. A face frontal do celular é quase toda ocupada pelo display OLED, com cantos arredondados e um corte peculiar na parte de cima para abrigar a câmera frontal e alguns sensores. Como já esperado, a empresa não costuma divulgar informações sobre memória RAM e processadores, mas espera-se que o aparelho tenha 3GB de RAM, assim como a versão 8 Plus. Informações de especialistas em tecnologia dão conta de que o aparelho virá ainda com quatro núcleos de 2,5 GHz.

Confira as especificações divulgadas pela Apple do novo smartphone:

iPhone X

Chipset: Chipset Apple A11 com CPU hexa-core de 2,5 GHz e GPU PowerVR modificada pela Apple
Tela: 5,8’’ AMOLED com resolução 2436x1125
RAM: 3 GB
Armazenamento: 64, 256 GB
Câmeras: 12 MP com abertura f/1.8 e f/2.4 e estabilização óptica de imagem, frontal de 7 MP
Conectividade: 4G LTE, GPS
Face ID
Carregamento sem fio 
Cores:  prata, preto e dourado



Adeus botão home

O que já era apontado pelos rumores acabou se confirmando na apresentação da fabricante de Cupertino. O fim do botão home. Sem espaço na parte da frente do iPhone X, a Apple teve que personalizar o iOS 11 especialmente para esse dispositivo. Para voltar para a tela inicial do aparelho, por exemplo, é necessário fazer um gesto no display de baixo para cima. Um Swipe. Para fazer multitarefa, é preciso fazer o movimento e parar no meio do caminho. Mas o que realmente mudou aqui foi o sistema de identificação biométrica. Em vez do Touch ID, agora temos o Face ID. Ele identifica detalhes do rosto do usuário com uma série de sensores, o que inclui a câmera frontal e uma câmera infravermelha para profundidade. Agora, para ativar a assistente virtual Siri, será usado o botão lateral.

Face ID
 
O novo método de desbloqueio, agora que não há botão home, será através de reconhecimento facial chamado, chamado de Face ID. O sistema é capaz de funcionar mesmo no escuro. “Nossos engenheiros trabalharam com fabricantes de máscaras profissionais, de Holywood, para garantir que o Face ID não seria enganado por coisas do tipo”, afirmou Schiller.
 
De acordo com a Apple, o novo sistema é  a prova de fraude e identifica se existe uma foto ou máscara substituindo o rosto. “Nossos engenheiros trabalharam com fabricantes de máscaras profissionais, de Holywood, para garantir que o Face ID não seria enganado por coisas do tipo”, afirmou o executivo.

A chance de uma pessoa ter o mesmo padrão de face, capaz de enganar o sistema é de 1 em 1 milhão. A chance é maior caso a pessoa seja um parente próximo 'Como caso você tenha um irmão gêmeo malvado', diz Schiller.

Apple Watch Series 3 - Foto: Divulgação/Apple
Apple Watch Series 3 - Foto: Divulgação/Apple

Apple TV e Apple Watch

Na Keynote também foi apresentada a nova versão do Apple Watch, o Series 3. A principal novidade do dispositivo ficou por conta da nova função 4G (LTE), tornando o equipamento muito mais independente do smartphone, algo que não acontecia anteriormente. Porém, um detalhe promete ser o maior diferencial do produto: o usuário não precisará um novo chip no aparelho, pois ele replicará o chip já presente no seu iPhone. Ou seja, você poderá sair de casa e deixar o celular tranquilamente em casa, realizando as funções como chamada ou streaming de música no próprio Watch. O aparelho virá com uma tela que funcionará como antena – e isso  serviu para que suas dimensões não fossem aumentadas devido aos novos recursos  apresentados – novo processador dual-core, que, segundo a Apple, é 70% mais rápido do que o anterior, além de melhorias na assistente virtual Siri, e na bateria, que segundo a fabricante tem a duração de 18 horas em uso misto. A pré-venda do smartwatch começa no dia 15 de setembro  e a previsão para que ele chegue às lojas é no dia 22 de setembro. Os preços partem de US$ 329 (o equivalente a cerca de R$ 1.022).

Apple TV agora tem suporte a tecnologia 4K - Foto: Divulgação/Apple
Apple TV agora tem suporte a tecnologia 4K - Foto: Divulgação/Apple

Já pelo lado da Apple TV, o set-top-box finalmente será capaz de reproduzir conteúdos em 4K HDR. A nova Apple TV tem processador A10X Fusion, o mesmo que equipa o iPad Pro, além de 3 GB de RAM, permitindo que a box rode jogos com gráficos melhores e reproduza vídeos em 4K a 60 quadros por segundo. Quanto ao HDR, o novo dispositivo suporta tantos os padrões HDR10 quanto Dolby Vision. O novo aparelho estará disponível para pré-venda a partir de 15 de setembro, e será entregue a partir do dia 22 do mesmo mês. A Apple TV convencional de 32 GB continuará sendo vendida por US$ 149, enquanto a Apple TV 4K de 32 GB sai por US$ 179, e a de 64 GB custará US$ 199.


Animojis

As novas versões do iPhone contarão com animojis – emojis em 3D que se baseiam na expressão facial e voz do usuário – e o reconhecimento facial, ferramenta que poderá ser utilizada para pagamentos no Apple Pay, sistema de transações financeiras do iOS.
 
O diferencial deste recurso é que o sistema detecterá as expressões faciais de cada usuário para dar vida aos emojis, certamente, um prato cheio para os fãs do Snapchat, Stories e aplicativos de mensagens.

AirPower e carregamento sem fio

O sistema de carregamento dos novos iPhones será wireless. A recarga promete ser mais rápida que as versões anteriores, porém, ainda é preciso manter o dispositivo conectado à uma base, o que desagradou alguns fãs.

Na Keynote também foi anunciado o AirPower, uma espécie de powerbank gigante que carrega os dispositivos da Apple compatíveis com a tecnologia. Na apresentação, a empresa mostrou o AirPower carregando um iPhone X, o Apple Watch de terceira geração e os earpods, que podem ser usados no 'tapete' graças a uma caixa com carregamento sem fio opcional. O preço do produto não foi anunciado ainda e o seu lançamento será ano que vem em uma data ainda não confirmada.

Os três novos telefones oferecem recarga sem fio utilizando o padrão global Qi, que permite o uso de carregadores de várias marcas.

E o preço? 

Quem quiser levar para casa a versão em comemoração aos 10 anos do flagship, deverá desembolsar US$ 999 (nem ousamos tentar adivinhar o preço dele quando chegar ao Brasil). Já os valores do iPhone 8 e 8 Plus ficaram em U$ 699 e US$ 799, respectivamente. A capacidade será de 64 GB a 256 GB, descontinuando a atual versão de 32gb. A pré-venda está prevista para começar, nos Estados Unidos no dia 15 de setembro e as entregas serão feitas a partir de 22 de setembro. Já a versão comemorativa terá a pré-venda iniciada apenas no dia 27 de outubro, com entrega programada para o dia 03 de novembro. No Brasil, porém, os produtos ainda não têm data definida para iniciar as suas vendas.
 



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco