Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia
MOBILE Galaxy Note 8 é anunciado, confira as principais novidades do novo phablet da Samsung Após problemas na versão anterior, Samsung traz para o mercado smartphone com tecnologia de ponta e recursos úteis que prometem ganhar novamente o mercado

Por: Rodrigo Carvalho

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 23/08/2017 13:29 Atualizado em: 23/08/2017 15:49

Galaxy note 8 deve chegar ao mercado em setembro deste ano - Foto: Divulgação/Samsung
Galaxy note 8 deve chegar ao mercado em setembro deste ano - Foto: Divulgação/Samsung

Ele chegou. Em um lançamento com toda a pompa que um smartphone pode ter, com direito a transmissão ao vivo pelo canal oficial da marca no Youtube, direto de Nova York, a Samsung anunciou, na tarde desta quarta-feira (23), o tão aguardado Galaxy Note 8, aparelho que é o carro chefe na linha de “phablets” da empresa e chega ao mercado global em setembro deste ano.

Após uma série de polêmicas e prejuízos com a versão anterior, a empresa sul-coreana espera, com essa nova versão, retomar à frente no que diz respeito aos celulares feitos para os exigentes consumidores da linha note. “Do bigger things”, que pode ser traduzido para “faça coisas maiores”, é o novo slogan adotado pela Samsung, provavelmente, em referência à tela mais avantajada do phablet e à sua vocação para produtividade.

De acordo com o vice-presidente de produtos e desenvolvimento da fabricante, Justin Denison, "A linha Note sempre foi feita para quem quer tirar mais de seu smartphone, e o Galaxy Note 8 é a nossa resposta para essas pessoas".

Como fala a expressão popular, a Samsung tem "a faca e o queijo" para apagar a péssima impressão deixada pelo Note 7. O Galaxy Note 8 traz um hardware e especificações ainda ainda mais impressionantes do que o modelo anterior, além de ter passado por um processo de testes rigorosíssimo para prevenir qualquer tipo de problema quanto às baterias - motivo das explosões do modelo anterior - . Na nova versão, o Note 8 traz também um sistema duplo de câmeras na traseira que acaba por distingui-lo dos modelos "tradicionais" da linha S.

Confira as principais especificações do produto:

Tela: Super AMOLED de 6,3 polegadas com uma Resolução Quad HD+ (2960 × 1440 pixels)
Câmera principal dupla: grande angular com 12 megapixels e f/1.7; telefoto com 12 megapixels e f/2.4
Câmera frontal: 8 megapixels com f/1.7
Armazenamento: 64 GB / 128 GB / 256 GB
Processador: octa-core de até 2,35 GHz
Memória RAM: 6 GB
Bateria: 3.330 mAh
Sistema: Android 7.1.1 com interface Samsung TouchWiz
Biometria: scanner de íris, reconhecimento facial e leitor de impressões digitais

Live focus foi uma das novidades apresentadas pela empresa sul-coreana - Foto: Divulgação/Samsung
Live focus foi uma das novidades apresentadas pela empresa sul-coreana - Foto: Divulgação/Samsung


Live Focus e Câmera Dupla
 
Apostando na nova tendência de mercado, o Note 8 traz em sua câmera a função de Live Focus, que promete, ao fotografar, destacar o personagem da foto, enquanto o fundo fica embaçado. A função remete ao que foi introduzido pela Apple com o iPhone 7 Plus, no ano passado, a função chamada de "Modo Retrato", a diferença do produto apresentado pela concorrente fica em uma função surpreendente: o usuário pode, no momento da foto ou após ela ser tirada, alterar o nível de desfoque da foto.
 
Já o conjunto de câmeras do smartphone é constituído por uma grande angular e uma "telefoto", antes com 12 megapixels. Trabalhando em conjunto, elas tem a capacidade de produzir zoom ótico de até 2x e zoom digital de até 10x. A estabilização de vídeo - item essencial para quem gostar de gravar vídeos no smartphone - também está presente. Na câmera frontal, o smartphone possui 8 MP, com abertura f/1.7 para fotos mais claras. 
 
S-Pen

Live messages - Foto: Divulgação/Samsung
Live messages - Foto: Divulgação/Samsung


Um dos grandes destaques do Note 8 é a sua caneta, a S Pen. O acessório chega, nesta nova versão, com mais sensibilidade e, assim como a apresentada na versão anterior, consegue executar features interessantes, como escrever na tela do aparelho mesmo quando ele está bloqueado e "apagado", para isso, basta tirar o acessório do seu espaço e começar a fazer anotações. A grande novidade no menu desses comandos é a função “Live Messages”. O usuário pode escrever alguma coisa em um quadro preto na tela e ver vários efeitos aparecendo durante o processo. Em seguida, é possível salvar o conteúdo como uma GIF animado e compartilhar com alguém.

Sistema operacional e Bixby

Diferente do que se esperava, o aparelho chega ao mercado com o Android 7.1.1. A expectativa por parte de alguns usuários era de que ele chegaria já com a nova versão do Android Oreo 8.0, anunciado ontem pela Google. O sistema traz uma interface semelhante ao que já foi apresentado no Galaxy Note 8, com alguns recursos extras, devido a sua produtividade. Por exemplo, a função de multitarefa agora pode ser ativada através do menu lateral, e o usuário pode criar atalhos para abrir dois apps diferentes de uma só vez em tela divida. Com isso, se você sempre faz multitarefa com o app de email e o de calendário, é possível abri-los juntos e economizar alguns cliques.

A assistente virtual Bixby também ganhou updates. Agora, ela tem integração com o Spotify e outros serviços, podendo controlar mais recursos dentro do celular. Além de responder perguntas do usuário também é em ajudar as pessoas a descobrir todas as funcionalidades do Note 8. 

Em time que está ganhando...

O smartphone ainda conta com algum dos recursos que a Samsung já havia empregado no seu irmão menor, o Galaxy S8. O display do novo aparelho segue o mesmo padrão de "tela infinita" do Galaxy S8, com bordas mínimas e curvas nas laterais. Assim, mesmo tendo um tamanho de tela super avantajado, a promessa da Samsung é que o aparelho se encaixe perfeitamente nas mãos dos usuários. O smartphone também conta com certificação IP68, que permite imersão na água em até 1,5m de profundidade por 30 minutos. O Note 8 ainda tem um botão dedicado à Bixby e é compatível com o DeX, acessório que transforma o aparelho em uma estação de trabalho.

 
Quando chega? 
 
Nos Estados Unidos, o produto começa a ser vendido em 15 de setembro deste ano. Porém, a marca ainda não divulgou o preço do aparelho. A Samsung ainda oferece um desconto para quem teve a infelicidade de comprar uma unidade do Galaxy Note 7 que apresentou defeito. Ainda não há informações sobre o lançamento do novo aparelho no Brasil. O último modelo da linha lançado no Brasil, o Galaxy Note 5, chegou às lojas custando cerca de R$ 3.799. O Note 7 nem chegou a ser lançado no país devido aos seus problemas com superaquecimento da bateria e explosões. 




Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco