Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Tecnologia
Produto Câmera Samsung Gear 360 é um 'brinquedo' divertido, porém caro Dispositivo faz fotos e vídeos em 180 e 360 graus, é bastante legal, mas é preciso de um investimento alto

Por: Luciana Morosini

Publicado em: 25/01/2017 16:02 Atualizado em: 25/01/2017 16:10

Câmera tem design inspirado em capacete de astronauta. Foto: Luciana Morosini/DP
Câmera tem design inspirado em capacete de astronauta. Foto: Luciana Morosini/DP

A Samsung lançou no ano passado a sua primeira câmera capaz de fotografar e filmar tudo que está ao seu redor, em 180 ou 360 graus. A Gear 360 é pequenina, bonitinha com design inspirado em um capacete de austronauta e eficiente. O dispositivo registra imagens belas e de impressionar. Além disso, é preciso tomar cuidado porque a brincadeira com o aparelho em mãos é quase viciante, com cada registro melhor do que outro. O único problema é o alto custo do produto. A Gear 360 sai em torno de R$ 2.100* e ainda é preciso desembolsar um valor alto para ter um smartphone top de linha da marca compatível com a câmera.

O primeiro contato, não por obrigação, mas pela ordem natural, deverá acontecer em um ambiente interno. Talvez ainda na loja ou, se o equipamento chegar em casa depois de comprar pela internet, dentro do próprio imóvel. A sala, o quarto, o banheiro, os animais de estimação passando pela câmera de ângulo ampliado, tudo vai virar uma grande projeção em 360 graus e diversão na certa. Também podem sair imagens em 180 graus. O aparelho vem com duas lentes grande-angulares, que podem ser usadas simultâneamente para imagens em 360 graus ou apenas uma pode ser selecionada. É legal. Mesmo os mais acéticos quanto à necessidade de ter um equipamento como esse vai achar bacana, tenha certeza.

Confira galeria de fotos em 180 graus de diversos pontos do Recife:


No entanto, é preciso estar preparado para o verdadeiro impacto que a Gear 360 é capaz de dar. Ganhe a rua, busque uma área grande que tenha uma boa visão em todo seu redor. Se for um ponto turístico da sua cidade, então, a beleza está garantida. Comece a brincadeira tendo a consciência que daí em diante vai ser difícil parar. A Gear 360 vem equipada com duas lentes fisheye com 15 MP. Fotos e vídeos em 360 são de fato impressionantes, principalmente pela boa qualidade da imagem. Os registros em 180 graus também são lindos. Cada posição muda a imagem, com mais céu, mais chão, mais ou menos distorcido. A questão é só segurar o dedo para não ficar clicando sem parar - a herança das câmeras digitais e uma infinidade de imagens repetidas.

Este foi basicamente o roteiro seguido durante o teste da câmera. Uns cliques ainda dentro da redação e já estava a sensação do "nossa, que legal". Mas bastou ir para o Marco Zero, ponto turístico tradicional do Recife, para passar ao "uau, isso é sensacional" e entender do que a Gear 360 é capaz. A coisa é quase viciante. O design parecido com um "mini astronauta" causou curiosidade quando a câmera foi posicionada exatamente no ponto zero da cidade. Turistas olhavam curiosos, perguntavam do que se tratava e pediam para ver o resultado. O impacto foi positivo. O Parque das Esculturas de Francisco Brennand, o Cais da Alfândega e a praia de Boa Viagem também serviram de cenários para testar o equipamento. As belezas da capital pernambucana ficaram sem igual nas imagens com a câmera no modo 180 graus e ainda nas 360 graus e nos vídeos. Dá para fazer um verdadeiro passeio virtual.

Veja vídeos em 360 graus:


Depois da experiência, impossível não pensar em entrar no primeiro avião e seguir viagem para qualquer parte registrando paisagens mundo afora. O equipamento, inclusive, é um ótimo companheiro para quem curte viajar sozinho e gosta de registrar cada lugar sem perder tempo pedindo para desconhecidos fazerem o registro ou usar o pau de selfie. Portanto, é fundamental ter um smartphone compatível com a Gear 360. E aí que vem mais um peso no bolso. Só os celulares top de linha da Samsung são compatíveis. A lista inclui os Galaxy S7, Galaxy S7 Edge, Galaxy Note 5, Galaxy S6 Edge e Galaxy S6.

Basta baixar o aplicativo da câmera no celular, conectar via bluetooth e dar comandos remotos para o equipamento. Desta forma, é possível posicionar a câmera e se afastar dela, olhar através da tela do celular e dar o comando à distância de que modo vai usar (se foto ou vídeo e se em 180 ou 360 graus) e fazer o clique. As imagens podem ser vistas imediatamente na tela do smartphone e compartilhada nas redes sociais. A Gear 360 aceita cartão microSD de até 128 GB e as imagens também ficam armazenadas nele.

A Samsung Gear 360 tem certificado IP53, é à prova de água e poeira, tem conectividade wifi, entrada USB 2.0 e NFC. Outras funções dela são as imagens em timelapses e looping. A brincadeira pode até custar caro, mas é diversão garantida.

* Valor estimado na loja da Samsung no Shopping Riomar, no Recife. O produto ainda não está disponível, mas deve chegar em breve com essa média de valor


Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco