Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia

café

4ª edição do Recife Coffee vai movimentar 35 cafeterias no estado

Publicado em: 27/04/2019 14:59 | Atualizado em: 27/04/2019 15:10

Iniciativa acontece de 2 de maio a 2 de junho em várias áreas do estado. Foto: Pixabay

O café é uma das grandes paixões brasileiras e lidera ranking de bebida mais consumida no país. Pelo quarto ano, o Recife Coffee vai movimentar cafeterias do Recife, Olinda, Jaboatão, Porto de Galinhas e Petrolina em circuito voltado para cafés de especialidade, que acontece de 2 de maio a 2 de junho em 35 estabelecimentos. As casas apresentam diferentes métodos de filtragem e vão oferecer uma Sugestão do Barista harmonizando café, um salgado e sobremesa por R$ 25,90.

A grande novidade este ano é a criação da Associação dos Empresários de Cafeterias de Especialidade de Pernambuco (ASCAPE), para organizar o festival e alavancar o mercado local. A principal missão é estimular a cultura do café, levar informações sobre grãos de alta qualidade e valorizar a função do barista. “Do primeiro ano para cá, percebemos a abertura de mais cafeterias e a formação de público consumidor com sensorial mais aguçado. Ir em uma cafeteria de especialidade é mais impactante. A torra mais fresca proporciona experiência diferente ao apreciar o  café”, aponta a barista Lidiane Santos, do Kaffee, uma das criadoras do método pernambucano Koar.

Os baristas foram desafiados a exaltar o café na sua forma mais pura ou com até dois ingredientes. O recém-inaugurado Coffee Cube, instalado no Mercado da Torre, apostou no café filtrado no Koar, método pernambucano que se tornou um dos queridinhos das cafeterias da cidade. A sugestão é acompanhada por empanada de pernil suíno com abacaxi e bolo de laranja com chocolate. Quem também ressalta o Koar é o Kaffe, em Boa Viagem, servido com sanduíche de pão de queijo com pasta de queijo com damasco e rosbife e bolo de banana com espuma de caramelo de café.

Há ainda preparações ousadas, como exemplo do Café mais Prosa, que prepara espresso batido com sorvete de coco e cardamomo. Ou o cold brew, método extraído a frio, que teve destaque no Café no Brejo, com receita que leva Cold brew, maracujá e pedras de água de coco ou o do Castigliani, um Cold brew com infusão de cacau.

Para adeptos da alimentação vegana, uma das opções será o Café Lumieré, na Rua da União. A sugestão é composta por Iced latte (café, leite vegetal e baunilha), croissant vegano recheado com queijo de castanhas e creme de tomate e para sobremesa, Vick Cristina, feita com leite condensado de amêndoas, biscoito maisena sem lactose, damasco e licor de laranja.

Coffee Lover
A abertura do festival será neste domingo, das 9h às 16h, no Recife Antigo com o evento Café na Rua e presença de todos os participantes e baristas voluntários. No local, haverá distribuição de mais de 3 mil cafezinhos gratuitamente - espressos, cappuccinos e cafés filtrados no Koar. A programação conta com palestras dos baristas Lidiane Santos e Gabriel Althoff, abordando as particularidades do café de especialidade, oficina de pintura com café ministrada pelo artista Abrãao Figueiredo.  Além da degustação, o Café na Rua vai contar com atividades culturais e educativas. Haverá um espaço para atividades de lazer, além de feirinha com venda de produtos especiais como canecas e camiseta. Destaque para a Copa Koar, campeonato que vai eleger o “melhor café coado”.

Você sabia?
O Dia Nacional do Café é comemorado no dia 24 de maio, desde 2005, quando foi adicionado ao Calendário de Eventos do Brasil por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café. A data celebra o início da colheita e também foi escolhida como Dia do Barista, para prestigiar o profissional especialista no preparo das bebidas à base de café, que atua em cafeterias e faz harmonizações.

Serviço

RECIFE
Amai Café (Várzea)
A vida é bela (Derby e Várzea)
Café com dengo (Aflitos)
Café do Bonde (Encruzilhada)
Café do Brejo (Santo Amaro)
Café Lumiere (Boa Vista)
Café mais Prosa (Espinheiro)
Castigliani Parnamirim
Coffee Cube Torre
Confitaria Cake and Coffee (Casa Forte)
Cordel Cafés (Parnamirim)
Dom Afonso Café (Santo Amaro)
Ella Café (Boa Viagem)
Ernesto Café (Espinheiro )
Fervo Coffee Shop (Setúbal)
GrãoCheff (Espinheiro)
Kaffe (Boa Viagem)
Lalá Café e Cozinha Afetiva (Graças)
Leiva Café  (Espinheiro)
Livraria da Praça  (Casa Forte)
Livraria Jaqueira (Jaqueira)
Mon Cher  (Santo Amaro)
Malakoff (Paço e Prado)
Na Venda Café (Graças)
Orgânico 22 (Graças)
Tokyo’s Café (Graças)

JABOATÃO DOS GUARARAPES
Fridda Café

OLINDA
Olinda Café (Casa Caiada)
Zoco Café (Casa Caiada)

PETROLINA
Café de Bule

PORTO DE GALINHAS
Café da Moeda
Moinho do Porto
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco