Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia

Dicas

Dia da Cerveja: dicas de harmonização e a bebida ideal para cada ocasião

Mestre-cervejeira sugere a cerveja para o churrasco, encontro romântico, feijoada ou festa formal

Publicado em: 03/08/2018 15:09 | Atualizado em: 03/08/2018 16:05

A mestre-cervejeira da Cervejaria Ambev, Laura Aguiar, dá dicas da bebida que combina com cada ocasião. Foto: LK/Divulgação


Diante da enorme variedade de rótulos, estilos e ingredientes que atendem a todos os gostos e momentos, cada vez mais o consumidor tem o poder para escolher a cerveja que agrada mais o seu paladar. Quando se fala em harmonização, nos vem à cabeça aquela combinação entre bebida e comida. Mas não precisa ser apenas isso. Uma cerveja pode ser o par perfeito para uma música. Um lugar. Uma companhia. "Uma harmonização muito comum – que às vezes fazemos sem perceber – diz respeito à ocasião", conta a mestre-cervejeira da Cervejaria Ambev, Laura Aguiar. Laura listou os diversos estilos de cervejas que podem combinar com determinado evento, destrinchando as características de cada bebida ideal para o momento.  

O consumidor tem o poder para escolher a cerveja que agrada mais o seu paladar. Foto: LK/Divulgação


Confira:

Encontro romântico
Claro que depende do casal e da circunstância do encontro, mas vamos imaginar uma situação clássica: luz baixa, música suave, talvez um jantar em um restaurante charmoso. O mínimo que você pode esperar é um a taça bonita de cristal – com uma bebida que mereça estar dentro dela. A sugestão é uma bière brut, estilo semelhante ao champanhe. Refermentada na garrafa e maturada em adega, ela possui sabor delicado e até a perlage – bolhinhas finas – característica dos melhores vinhos espumantes. Uma sugestão: a Wäls Brut, produzida no Brasil.

Piquenique
Mais do que a comida em si, o que importa no piquenique é a celebração da vida ao ar livre: sol, vento e a natureza. Com características leve, fresca e clara, a witbier é uma cerveja indicada para o piquenique. Seu aroma suave – de frutas cítricas e especiarias – casam-se lindamente com uma tarde luminosa. A sugestão é a Hoegaarden.

Feijoada
A feijoada, ainda mais quando acompanhada de um samba, representa o Brasil e é sinônimo de calor, alegria, generosidade. A cerveja American Lager bem gelada combina com a ocasião. Cervejas leves e refrescantes harmonizam com o momento, a exemplo da Original, Skol ou Brahma. 

Churrasco
É preciso atentar para a combinação de sabores: cerveja e picanha. O gosto intenso da carne, suculenta e com gordura, vai bem com as American Lagers como a Antarctica e a Original. Outros alimentos do churrasco também harmonizam com bebidas de perfil mais intenso como a Bohemia – Aura Lager e 838 Pale Ale. Ambos têm a presença marcante de maltes caramelados e lúpulos que acrescentam o amargor necessário para equilibrar a untuosidade da picanha. 

Hambúrguer
Hambúrguer é uma comida que representa o estilo de vida norte-americano. A cerveja americana Goose Island (tanto a IPA quanto a Honkers Ale) caem muito bem para harmonizar. Outra sugestão é a Budweiser.

Ocasião formal
Pedido de casamento, primeiro encontro com os sogros, fechamento de um negócio importante podem ter cerveja no menu à altura da ocasião. A Bohemia Reserva, uma barley wine densa e encorpada, já impressiona com seu estojo de madeira e a garrafa numerada. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco