Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia

Tendência

Música, gastronomia e bebidas típicas de pubs europeus sem sair do Recife

Lugares unem cardápio e ambientação com referências da Europa, sobretudo de Londres e Irlanda

Publicado em: 19/05/2018 11:26 | Atualizado em: 21/05/2018 14:24

The Queen Pub na Zona Sul do Recife. Foto: André Valença/Divulgação (foto: Divulgação)
The Queen Pub na Zona Sul do Recife. Foto: André Valença/Divulgação (foto: Divulgação)


O conceito de pub na Europa é voltado para consumo de cervejas em um ambiente descontraído, e onde seja possível desfrutar da gastronomia local. Algumas receitas típicas da Europa entraram na rota gastronômica da capital pernambucana e é possível degustar pratos de Londres ou da Irlanda sem precisar se deslocar até lá. O The Queen Pub, recém-inaugurado em Boa Viagem, trouxe elementos do metrô de Londres, montou um balcão com 15 torneiras de chopp, uma carta extensa de drinques temáticos e cardápio com receitas inglesas em plena Domingos Ferreira. A casa idealizada por Hugo Pires incorpora os ares londrinos em cada detalhe do projeto do arquiteto Rafael Tenório. O menu, desenvolvido pelo chef consultor Thiago Arnoud, complementa a imersão cultural. 

Prato com carne suína, no The Queen, ou frutos do mar, do Donovan's levam temperos de Londres e da Irlanda. Foto: André Valença/Divulgação

Entre os pratos, o popular Fish and chips (lascas de peixe crocante com batata frita e molhos artesanais) e o English couvert (bacon confitado, mini linguiças puxadas na cerveja, azeitonas, lascas de queijo gorgonzola, ovos mexidos, picles e amendoim torrado). De acordo com o chef Souza de Lima, que comanda a cozinha, a cerveja é ingrediente usado em grande parte dos preparos. O molho base é feito com redução de cervejas. "Usamos três tipos: escura, stout e larger, e ainda molho shoyo e vinho", explica. "Adaptamos para o paladar local, sem que perdesse a característica ou ingredientes essenciais", comenta. O Shepherd’s pork pie, por exemplo, é um escondidinho de porco, feito com carne suína desfiada, cebolas carameladas, molho de cerveja escura e purê de batata com queijo gratinado e o Liverpol cut meat (cubos de filé ao molho de cerveja escura, com fritas e torradas).  Um dos que têm maior saída é o Roastbeef The Queen (finas fatias de filé servido com batata rústica, cebolas carameladas e azeite rosmarino). Os coquetéis são assinados por Luciano Guimarães e incluem uma variedade com gin, como o God Save The Queen (gin ederflower, sal do hiimalaia, ácido cítrico e cosmopolitan cordial), e  5’0 Clock (Absolut vanilla, mulled wine, limão siciliano e gotas de ácido cítrico) - servido quente. 

A gastronomia irlandesa, com grande oferta de batatas, pode ser encontrada no Donovan's Irish Pub, em Casa Forte, com assinatura do chef Eduardo Moura. A casa faz comercialização exclusiva da cerveja Guinness (568 ml custa R$ 37,90/250 ml por R$ 21,90), além de drinques tradicionais do país. "Os pubs na europa têm uma proposta noturna. Mas há um mês abrimos para o almoço para atender essa demanda", explica um dos sócios, Marcos Siqueira. A aposta é o Irish Breakfast (pão de forma, linguiça, bacon, ovos, feijão, batatas e cogumelos), que normalmente é o café da manhã irlandês. 

O Irish potato broth (caldo de batata finalizado com bacon crocante flambado no whisky Jameson) é uma adaptação para o nosso caldinho pernambucano. Outro destaque do chef é o Sea fry (peixe, lula e camarões empanados, na massa de cerveja crocante, acompanhado de batatas rústicas e maionese de limão siciliano) e a Dublin pork rib (costelinha suína cozida na cerveja preta, anéis de cebola e molho barbecue). "O público já vem aberto para provar e sabendo que vai comer algo que não é tão comum", comenta. Os molho artesanais da casa são de ervas, barbecue tradicional e picante. Além da cerveja, há opções de drinques assinados por Lucas Santos como o Irish Coffee, feito com o uísque irlandês Jameson, café quente e creme de leite fresco, e Irish Car Bomb, com cerveja Guinness, Whisky Jameson e Baileys.

Cervejas importadas são destaques nos cardápios. Foto: Divulgação


Famoso Fish and chips (lascas de peixe crocante com batata frita e molhos artesanais) são servidos no The Queen Pub. Foto: André Valença/Divulgação


Consumido no café da manhã o Irish Breakfast (pão de forma, linguiça, bacon, ovos, feijão, batatas e cogumelos) é uma das apostos para o almoço no Donovan's. Foto: Eduardo   Medeiros/Divulgação


Serviço

Donovan’s Irish Pub
(Av. Dezessete de Agosto, 1706, Casa Forte)
Programação: música ao vivo de quarta a domingo com rock, pop e DJs 
Informações:  3071-8342

The Queen Pub
(Av. Eng. Domingos Ferreira, 2343, Boa Viagem)
Programação: música ao vivo de quinta a domingo com rock, pop rock e blues
Informações: 3090-2074

+Circuito de pubs

BeerDock 
(Madalena e Boa Viagem)
(Rua Desembargador Luiz Salazar, 98 / Rua Maria Carolina, 273)
Informações: 3204-4866

Mr. Hoppy - Beer & Burguer
(Avenida Rui Barbosa, 815 - Graças / R. Maria Carolina, 331, Boa Viagem )
Informações: 3132-8080

Marcolino TAP House
(Rua Cap. Zuzinha, 136, Boa Viagem)
Informações: 3034-9533

The Dunkel Pub 
(Rua Cardeal Arcoverde, 315, Villa Cardeal, Madalena)

The Gentleman Loser Pub
(R. Cap. Rebelinho, 527, Pina)
Informações: 3072-9533
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco