Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia
Gastronomia Como agregar ingredientes que prometem sorte à ceia de réveillon Lentilha, uvas, romã e folhas de louro são associados ao sucesso na noite de ano novo. Saiba como explorar também os sabores desses alimentos na ceia

Por: Matheus Rangel

Publicado em: 30/12/2017 09:00 Atualizado em: 29/12/2017 12:30

Acredita-se que ingerir lentilha na ceia traz sorte. Na foto, preparo da chef Jaqueline Dantas com o grão. Foto: Jaqueline Dantas/Divulgação
Acredita-se que ingerir lentilha na ceia traz sorte. Na foto, preparo da chef Jaqueline Dantas com o grão. Foto: Jaqueline Dantas/Divulgação


A fé que move o desejo por um ano melhor se materializa em diferentes formas e aspectos na noite de réveillon, quando é atribuído um sentido a cada pequeno detalhe, que, acredita-se, pode acarretar em consequências reais no novo ciclo. Se usar roupas brancas ou pular sete ondas são atos considerados importantes para atrair virtudes como paz e sucesso profissional, é natural imaginar que os alimentos ingeridos na virada do ano guardem igual significância.

Coxa de pato confitado na própria gordura ao molho e lâmina de manga acompanhado de lentilhas refogada com cebolas e bacon. Preparo da chef Veruska Velozo, do Paris Lounge. Foto: Veruska Velozo/Divulgação
Coxa de pato confitado na própria gordura ao molho e lâmina de manga acompanhado de lentilhas refogada com cebolas e bacon. Preparo da chef Veruska Velozo, do Paris Lounge. Foto: Veruska Velozo/Divulgação
A cultura popular brasileira deposita nos grãos, especialmente na lentilha, o poder de “atrair” dinheiro. Costuma-se dizer que este precisa ser o primeiro alimento a ser consumido no novo ano para proporcionar bonança. Rica em proteínas e vitaminas do complexo B, pode ser incorporada à ceia do réveillon de diferentes maneiras, sobretudo agregada a outros ingredientes para destacar o sabor. 

A chef Jaqueline Dantas, do restaurante Varanda, na ilha de Fernando de Noronha, sugere uma farofa com cebolas caramelizadas, cenoura em cubos pequenos, bacon crocante, amêndoas laminadas e molho de limão e azeite - que pode levar também mel, para amenizar a acidez. Ela também cita a sopa de lentilha com folhas de louro - outro elemento associado à sorte, ao sucesso e dinheiro. O chef Abdo Vila Nova, dos restaurantes Castelus e Dom Black, indica um arroz de lentilhas com cebola queimada, para conferir um toque especial ao sabor. O prato costuma ser servido com kibe, mas também acompanha bem filé ou carne de sol. A dica do chef para a ceia é arroz com lentilhas e carré de cordeiro com molho de hortelã.

Relacionada ao conceito de abundância, a romã é menos comum nas mesas nordestinas, mas há quem defenda inserir sementes da fruta na carteira para garantir a prosperidade financeira. A sabedoria popular também dá conta de que, se o desejo para 2018 é engravidar, ingerir alguns pedaços do alimento rosáceo pode ajudar, por simbolizar fertilidade. Curiosamente, por conter ácido fólico, é indicado para gestantes para contribuir na formação do sistema nervoso central do bebê. A fruta pode ser utilizada tanto em sobremesas quanto nos pratos principais e acompanhamentos. Um fazer uma salada, que pode levar pães, tomate, pepino, cebola, hortelã e ser temperada com azeite de oliva e pimenta.O sabor azedo pode ser harmonizado com preparos doces, como em um mousse com calda de romã, um pavê de chocolate ou até cheesecakes. Também é possível incluir no ceviche ou outros pratos, para decoração. 

Uvas agregam nas sobremesas e, segundo a tradição, atraem sucesso. Foto: Jaqueline Dantas/Divulgação
Uvas agregam nas sobremesas e, segundo a tradição, atraem sucesso. Foto: Jaqueline Dantas/Divulgação


Mesma função podem ter as uvas, detentoras de lugar cativo no imaginário de superstições. A tradição preceitua a ingestão de 12 uvas na virada do ano, simbolizando a quantidade de badalas de um relógio e os meses . Há quem acredite que cada uma delas projeta uma previsão do ano de acordo com o sabor - se estão doces, azedas demais, suculentas etc. Isso porque a fruta representaria fartura e sorte. O fato é que a uva costuma ser integrada às receitas sobretudo de maneira decorativa, uma vez que o modo mais comum de consumi-la é de forma direta. Nesses casos, uma dica é inserir pedaços na gelatina logo antes de levar ao congelador. O resultado proporciona um efeito de profundidade
interessante na sobremesa, enriquecendo tanto o visual quanto a textura e o sabor.

Originária da região do Mediterrâneo, na Turquia, a figueira está atrelada ao desejo por paz, harmonia e saúde. Há várias referências ao figo na Bíblia e, a partir da influência cristã nos costumes brasileiros, o alimento ganhou simbologia positiva. O livro sagrado diz, por exemplo, que Adão e Eva se cobriram com folhas de figueira, uma “árvore abundante” na terra prometida por Deus, ao fugirem do Jardim do Éden. É provável  que o figo de polpa suculenta tenha chegado ao país por volta do século XVI, trazido por imigrantes portugueses. Hoje, apresenta versatilidade e pode ser inserido tanto em preparos doces quanto salgados. Para quem deseja explorar mais o sabor do que a sorte, pode ser preparado, por exemplo, com batatas doces assadas, em saladas ou até formato de chips. Como sobremesa, pode ser transformado em pudim ou, se fresco, misturado com leite condensado e água, formando um creme.

Outra tradição propagada afirma que o consumo de aves na ceia de ano novo pode atrapalhar a concretização de planos, já que os pássaros costumam ciscar para trás. Por isso, costuma-se investir em pratos com carne suína ou peixe, pois ambos representam enorme variedade. Marinar costelas de porco na mostarda e mel ao fazer o preparo da carne com vinho branco podem ser opções interessantes, por terem uma boa apresentação, sabor marcante e sofisticado. Quanto ao peixe, vale apostar tanto nos grelhados - com toques diferentes, como legumes tostados ou algum molho especial - quanto em preparos mais elaborados, como à escabeche (marinados em preparos cítricos).

LENTILHAS
O formato circular da lentilha, que lembra uma pequena moeda, fez com que o grão fosse associado à prosperidade financeira. Além disso, está relacionado ao sucesso e à fartura. Funciona tanto em entradas, como saladas, como em pratos principais e acompanhamentos. 

FIGO
Introduzido no Brasil no século XVI, o figo ganhou acepção positiva graças às referências bíblicas que carrega, portando esperanças de paz, harmonia e saúde. A fruta suculenta é versátil e confere sabor a massas, além de combinar com queijos e aperitivos e incrementar acompanhamentos de carne. 

VERDURAS
Também representando prosperidade financeira, verduras como repolho e couve costumam ser consumidos na ceia. Há uma infinitude de receitas nas quais os alimentos podem ser inseridos, sobretudo nas relacionadas à alimentação saudável. 

ROMÃ
Atribuída à abundância, costuma-se dizer que a romã pode ser usada para dois propósitos na noite de réveillon: conseguir sucesso profissional e financeiro e ter um filho. O gosto azedo contrasta bem com receitas doces, mas a fruta também combina em pratos principais ou como decoração, pela cor forte. 

UVAS
Comer 12 uvas na virada do ano, simbolizando o número de meses e badaladas do relógio, é o primeiro passo para conquistar fartura e sorte. A superstição pode até não ser verdade, mas a fruta enriquece a ceia principalmente ao compor a apresentação de sobremesas. 

PEIXES OU PORCO
Se não quiser que a vida retroceda, evite consumir aves no réveillon. É o que sugere a crença popular, justificando que os pássaros ciscam para trás, atrapalhando a concretização dos planos. Assim, o ideal seria realizar receitas com carne suína ou peixes. 

MEL E MAÇÃ
No ano novo judaico, chamado de Rosh Hashanah e celebrado fora do calendário gregoriano, costuma-se comer maçã e mel para trazer doçura ao novo ciclo. A prática passou a ser reproduzida por algumas famílias sem ligação com o judaísmo com a intenção de atrair as mesmas virtudes para o novo ciclo. 

FOLHAS DE LOURO
Na Grécia Antiga, a coroa de louros era usada para condecorar vencedores e campeões. Talvez por isso, a folha se tornou sinônimo de sucesso e, diz a tradição, que deve ser guardada na carteira para atrair dinheiro e sorte. Na culinária, é possível aproveitar também o sabor ao incluir em sopas especiais ou molhos. 

Acompanhe o Viver no Facebook: 



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco