Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia
Festival Restaurante Oficina do Sabor lança festival que será dividido em seis etapas e dura até outubro Leite de coco será protagonista da primeira etapa do evento, que dura até o fim do mês

Por: Katarina Bandeira

Publicado em: 03/05/2016 12:10 Atualizado em: 03/05/2016 12:22

Projeto dura até outubro, com um insumo diferente a cada mês. Fotos: Carlos Pimenta/Jupiter/Divulgacao
Projeto dura até outubro, com um insumo diferente a cada mês. Fotos: Carlos Pimenta/Jupiter/Divulgacao

O mês de maio vai começar cheio de criatividade se depender do chef César Santos, responsável pelo restaurante Oficina do Sabor, em Olinda. A partir desta terça-feira (3), a casa será palco da primeira etapa do projeto Sabores de Pernambuco, que oferece mensalmente um cardápio fechado, a preço fixo, inspirado em um tema especial.  A primeira etapa vem intitulada como De tudo um coco, custa R$ 78, e traz o leite de coco como insumo principal das criações do chef.

Para começar a apreciar o menu, que aparece com três entradas, três principais e um mix de sobremesas, o cliente pode escolher entre os Discos de Tapioca Alto da Sé, que apresenta cinco mini disquinhos de tapioca com três opções de recheios: coco fresco, aratu e camarão ao molho de coco. O destaque fica por conta Panelinha do Bosque com cogumelos variados, salteados no óleo de coco, e gratinados com a farinha crocante da fruta. A entrada ainda é servida com torradas de pão doce, ideais para não deixar sobrar nenhuma gota do molho. Outra opção são as Linguiças Embananadas, que vem com linguiça caseira e banana comprida frita na manteiga de garrafa e coentro, acompanhados de farofa de coco.

Nos pratos principais apresentam opções com proteínas variadas. Quem prefere frutos do mar vai gostar de conferir o Camarão aos Coqueiros de Pernambuco. O prato com camarão perfumado ao molho de coco já existe no cardápio, mas ganha o reforço de um purê de grão de bico, além de bolinhos de arroz frito empanado no coco. Uma das estrelas do cardápio é o Suíno aos Altos Coqueiros de Olinda. O prato é aromático e bastante saboroso apresentando um suculento filé de carne de porco ao molho de coco, abacaxi e semente de coentro, servido com arroz de coentro e batata doce rústica e frita. Para encerrar as opções ainda tem o Bacalhau Encrostado no Coco, lombo de bacalhau grelhado envolto na musseline de coco e crostas de farofa de coco, servido com gratinada de batata e queijo.


O menu termina de uma forma bem agradável, com um mix de sobremesas, chamada Coco Que Te Quero Coco, que traz pequenas porções de pudim de coco, cocada mole, sorvete de coco e Maria mole. Além dos pratos o menu também dá direito a uma taça de vinho e quem resolver experimentar as iguarias também também ganha um mimo e concorre a um jantar para até seis pessoas feito pelo chef. Para os próximos menus a casa vai investir em Carne de Porco (junho), Lagosta (julho), Bacalhau (agosto), Cerveja (setembro) e Ostra (outubro).

Serviço
Projeto Sabores de Pernambuco - Festival De tudo um coco
Onde: Rua do Amparo, 335, Cidade Alta, Olinda
Menu degustação individual ( 1 entrada + 1 principal + 1 sobremesa + 1 taça de vinho): R$ 78
Informações: 3429-3331

Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco