Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia
Festival Culinária portuguesa inspira pratos em festival no Budhakan Cusine Primeira etapa do Sabores do mundo apresenta menu fechado criado pelo chef Thiago Freitas

Por: Katarina Bandeira

Publicado em: 23/02/2016 16:43 Atualizado em: 23/02/2016 16:50

Pratos são inspirados em elementos das cozinha de Portugal. Fotos: Jo Sultanun Calazans/Divulgação
Pratos são inspirados em elementos das cozinha de Portugal. Fotos: Jo Sultanun Calazans/Divulgação

Pratos inspirados na culinária portuguesa vão invadir as mesas do Budhakan Cusine, no Pina. A partir desta terça-feira (23), a casa inicia o festival Sabores do Mundo que oferece, mensalmente, um cardápio com iguarias da cozinha mundial. Para começar o chef Thiago Freitas criou refeições com uma mistura de texturas, aromas e ingredientes típicos de Portugal, que podem ser degustados em um menu fechado.

Já na entrada é possível sentir as texturas diversas de um insumo tipicamente português, o bacalhau. Intitulada de Degustação do Porto, a entrada apresenta o peixe em três formas, o tradicional bolinho - com um toque apimentado, um gratinado com mandioquinha e como mini lombo, que se assemelha mais a uma peça de sushi.

A versatilidade das proteínas apresentadas no cardápio se reflete nos pratos principais. O cliente pode escolher entre porco e cordeiro, optando por fugir do tradicionalismo marítimo. O primeiro prato, Algarve, oferece lombo de barriga de porco cozido a baixa temperatura, com um purê de fava verde, caldo verde português e migalhas crocantes de torresmo defumado.

Entrada (esq.) e sobremesa também estão presentes no menu
Entrada (esq.) e sobremesa também estão presentes no menu

Com inspirações na Páscoa que se aproxima o cordeiro é a estrela principal ido Douro, segunda opção de refeição principal do menu. Aqui os sabores chegam a explodir na boca a cada garfada. A junção do lombo de cordeiro, recheado com farofa de castanhas brasileiras, ao vinho e alho com o arroz cremoso de açafrão e mini salada de laranja Bahia cristalizada fazem com que o paladar passeie pelos diferentes gostos, com destaque maior para a laranja.

Fechando o cardápio o chef Thiago Freitas criou a sobremesa Céu de Santa Clara, uma versão desconstruída do pastel de santa clara, servido com sorvete e crumble. O menu do festival custa R$ 89 e quem optar por experimentar as iguarias pode adquirir por um preço especial o vinho português JP Azeitão, da Bacalhôa, oferecido por R$ 54,90.

SERVIÇO
Budhakan Cusine
Onde: Rua do Atlântico, 147 - Pina
Quando: de terça a quinta (menu do festival)
Informações: 3048-5430

Rhaldney Santos entrevista Dr. Felipe Dubourcq, urologista
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Rhaldney Santos entrevista Armando Sérgio (Avante)
Rhaldney Santos entrevista Dr. João Gabriel Ribeiro, neurocirurgião
Grupo Diario de Pernambuco