Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Gastronomia
Festival Culinária portuguesa inspira pratos em festival no Budhakan Cusine Primeira etapa do Sabores do mundo apresenta menu fechado criado pelo chef Thiago Freitas

Por: Katarina Bandeira

Publicado em: 23/02/2016 16:43 Atualizado em: 23/02/2016 16:50

Pratos são inspirados em elementos das cozinha de Portugal. Fotos: Jo Sultanun Calazans/Divulgação
Pratos são inspirados em elementos das cozinha de Portugal. Fotos: Jo Sultanun Calazans/Divulgação

Pratos inspirados na culinária portuguesa vão invadir as mesas do Budhakan Cusine, no Pina. A partir desta terça-feira (23), a casa inicia o festival Sabores do Mundo que oferece, mensalmente, um cardápio com iguarias da cozinha mundial. Para começar o chef Thiago Freitas criou refeições com uma mistura de texturas, aromas e ingredientes típicos de Portugal, que podem ser degustados em um menu fechado.

Já na entrada é possível sentir as texturas diversas de um insumo tipicamente português, o bacalhau. Intitulada de Degustação do Porto, a entrada apresenta o peixe em três formas, o tradicional bolinho - com um toque apimentado, um gratinado com mandioquinha e como mini lombo, que se assemelha mais a uma peça de sushi.

A versatilidade das proteínas apresentadas no cardápio se reflete nos pratos principais. O cliente pode escolher entre porco e cordeiro, optando por fugir do tradicionalismo marítimo. O primeiro prato, Algarve, oferece lombo de barriga de porco cozido a baixa temperatura, com um purê de fava verde, caldo verde português e migalhas crocantes de torresmo defumado.

Entrada (esq.) e sobremesa também estão presentes no menu
Entrada (esq.) e sobremesa também estão presentes no menu

Com inspirações na Páscoa que se aproxima o cordeiro é a estrela principal ido Douro, segunda opção de refeição principal do menu. Aqui os sabores chegam a explodir na boca a cada garfada. A junção do lombo de cordeiro, recheado com farofa de castanhas brasileiras, ao vinho e alho com o arroz cremoso de açafrão e mini salada de laranja Bahia cristalizada fazem com que o paladar passeie pelos diferentes gostos, com destaque maior para a laranja.

Fechando o cardápio o chef Thiago Freitas criou a sobremesa Céu de Santa Clara, uma versão desconstruída do pastel de santa clara, servido com sorvete e crumble. O menu do festival custa R$ 89 e quem optar por experimentar as iguarias pode adquirir por um preço especial o vinho português JP Azeitão, da Bacalhôa, oferecido por R$ 54,90.

SERVIÇO
Budhakan Cusine
Onde: Rua do Atlântico, 147 - Pina
Quando: de terça a quinta (menu do festival)
Informações: 3048-5430

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco