Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MOVIMENTO

Virada Cultural Amazônia de Pé acontece no Recife com shows e debate gratuitos

Publicado em: 02/09/2022 21:02

Artistas do coletivo Reverbo se apresentam neste domingo no Armazém do Campo (Max Levay/Divulgação)
Artistas do coletivo Reverbo se apresentam neste domingo no Armazém do Campo (Max Levay/Divulgação)

Com mobilizações em todo o país, a Virada Cultural Amazônia de Pé terá dois dias de programação no Recife, neste domingo e na segunda-feira, quando se celebra o Dia da Amazônia. O evento conta com shows de artistas locais no palco Som da Rural, passeio de bicicleta e a roda de conversa O que acontece na Amazônia, não fica na Amazônia: floresta e litoral unidos no combate à crise climática, com participação de Moara Tupinambá, artista paraense visual e ativista das causas indígenas do povo tupinambá.

O intuito do evento é mobilizar assinaturas em prol do projeto de lei de iniciativa popular (PLIP) Amazônia de Pé, que busca combater a crise climática através da destinação dos quase 50 milhões de hectares de florestas públicas para proteção dos povos indígenas, quilombolas, pequenos produtores extrativistas e Unidades de Conservação. Para ser levado ao Congresso Nacional, o PLIP necessita de 1 milhão e meio de assinaturas distribuídas por pelo menos cinco estados. 

A primeira ação neste domingo no Recife é o Pedal Amazônia de Pé, com concentração inicia às 8h30 no Parque da Jaqueira e saída às 9h, com pontos de parada na zona central da cidade e chegada ao Marco Zero do Recife por volta das 10h50. 

No mesmo dia, uma programação cultural diversa e gratuita, das 15h às 21h, vai fortalecer a mobilização, no Palco Som na Rural, localizado no Armazém do Campo (Av. Martins de Barros, 387, Santo Antônio).  Catarina Dee Jah, o Slam das Minas e os artistas da Mostra Reverbo somam-se à força da cultura indígena pernambucana com o Samba de Coco Toype do Ororubá, de Pesqueira; e os Jetuns e Jetuins De Mandaru, grupo de Pífano do Povo Xukuru de Ororubá.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco