Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

AUDIOVISUAL

Rainha Elizabeth II: Conheça produções que retratam a monarca

Publicado em: 08/09/2022 21:17

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
A rainha Elizabeth II, líder mais longeva da história do Reino Unido, morreu na tarde desta quinta-feira (8/9), aos 96 anos. A causa da morte ainda não foi confirmada. Sabe-se que a monarca apresentava um quadro de saúde debilitado desde outubro do ano passado, após a morte do ex-marido príncipe Philip. Ícone da cultura britânica, a rainha foi referência em diversas produções, entre elas, séries, filmes e animações. O Correio separou algumas obras marcantes para homenagear ‘A Coroa’.

Filmes

Spencer (2021) - Prime Video

Spencer é retratado em 1991 e apresenta o último natal que a princesa Diana viveu na propriedade de Sandringham, em Norfolk, no Reino Unido, pouco tempo antes de separar-se do príncipe Charles. O longa mostra a tensão criada entre Lady Di e a família real. O filme é estrelado por Kristen Stewart, que interpreta Diana.


A rainha (2006) - Globo Play e Amazon Prime

O filme retrata a morte precoce da Princesa Diana, um acontecimento que abalou todo o mundo. A rainha traz o ponto de vista de Elizabeth II, interpretada por Helen Mirren, vencedora do Oscar de melhor atriz em 2007 pelo trabalho nesta produção, na busca por compreender a reação das pessoas à morte de Lady Di. Após a tragédia, a família real decide isolar-se, mas não logra êxito em fugir das críticas e é preciso lidar com os fatos. Nessa época, a monarca já estava no trono há 45 anos.


O discurso do Rei (2010) - HBO Max

A produção vencedora de 4 Oscars, acompanha o pai de Elizabeth II, o rei George VI, a ascensão ao trono britânico em 1936 e o problema com a gagueira. A então princesa é ainda uma menina no filme. No filme dirigido por Tom Hooper, a Rainha Elizabeth II foi interpretada por Freya Wilson.


Corgi: Top Dog (2019) - Amazon Prime

A paixão da rainha pelo cãozinho corgi é notória. Em Corgi: Top Dog, a Rainha Elizabeth II vira uma animação e um de seus cachorrinhos Rex, o favorito dela, se perde na cidade de Londres. No afã de encontrar o caminho de volta ao Palácio de Buckingham, Rex se envolve em várias aventuras.


Séries

The Crown (2016) - Netflix

The Crown retrata o reinado de Elizabeth II, a série acompanha a morte de George VI e a ascensão da filha ao trono durante os primeiros anos de reinado. Composto por cinco temporadas, a produção já passou por diversas fases da vida de Elizabeth II, incluindo o caso da Princesa Diana e o de Margaret Thatcher.


The Royals (2013) - Apple TV

Documentário composto por seis episódios, The Royals apresenta a história mais recente da Família Real, fazendo menção ao casamento de príncipe William e Kate Middleton, as mortes ocorridas na família e outros acontecimentos. Todavia, a série documental, já encerrada, não retrata as atuais polêmicas, como a saída do Príncipe Harry e Meghan Markle da realeza britânica.

Extra

Elizabeth II e James Bond na Olimpíadas de Londres (2012)

Com uma aparição para lá de especial na abertura da Olimpíada de Londres, em 2012, a Rainha Elizabeth II teve uma atuação inédita em uma cena com ninguém menos do que James Bond, na época interpretado por Daniel Craig. O ator, inclusive, foi condecorado com a mesma honraria do personagem no filme 007.

Na cena, o agente secreto invade o Palácio de Buckingham, passa pelos famosos cachorros corgi da Rainha, e chega até a monarca, escoltando Elizabeth II até um suposto salto de paraquedas no qual a monarca chegaria ao estádio da abertura das Olimpíadas. Toda a encenação foi bastante ovacionada por todo público presente e ficou marcado na história dos jogos.


Disco The Queens is dead, da banda The Smiths

Com o início de mais uma semana de Rock in Rio em voga, os fãs do gênero musical relembraram o disco The queen is dead (”A rainha está morta”, na tradução direta), icônico da banda de rock alternativo inglesa The Smiths, lançado em 1986.

Declarado pela revista inglesa New Musical Express como um dos melhores álbuns de todos os tempos, dentro de uma lista com os 500 maiores, o trabalho recebeu o curioso título porque Morrissey, vocalista da banda, nutria dentro de si críticas ferrenhas ao governo britânico da época.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco