Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LEITURA

Projeto leva literatura de cordel para escolas do Cabo de Santo Agostinho

Publicado em: 23/09/2022 11:00 | Atualizado em: 23/09/2022 13:33

 (Foto: Renato Moura.)
Foto: Renato Moura.
O professor e poeta Esperantivo, ao lado do produtor e fotógrafo Renato Moura, tem levado o ensino da literatura de cordel para as crianças. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho, o projeto Versalizando Imagens leva oficinas semanais para as salas de aula da rede pública municipal de ensino.

Gênero literário próprio da cultura popular do Nordeste e que recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro no ano de 2018, o cordel é uma linguagem singular para explorar e manifestar, de forma única, as descobertas e emoções dos jovens. As oficinas constroem um paralelo entre os conteúdos que são trabalhados em sala de aula com os elementos da cultura popular.

“Eu queria formar a maior quantidade possível de pessoas que gostem de poesia. E eu tinha essa inquietação de fazer uma coisa lúdica numa sala de aula que tivesse a ver com o que o professor estivesse falando”, explica Esperantivo. 
A iniciativa contempla 19 turmas de 4 escolas da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho, formando mais de 600 alunos. Habilidades como criatividade, liberdade e autonomia são estimulados nos alunos, por meio de exercícios de criação de versos e rimas na métrica do cordel.

Segundo Maria Clara Mignato, aluna do 7º ano da escola Escola de Tempo Integral Governador Eduardo Campos, no Cabo de Santo Agostinho, a experiência impacta diretamente no aprendizado. “É muito legal porque ele aborda diversos temas nas oficinas, por exemplo agora estamos no Setembro Amarelo e estamos versando sobre esse assunto. Ajuda muito no aprendizado de outras matérias também, porque acaba virando uma revisão”, concluiu.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco