Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

EVENTO

Laços estreitados para o além-mar

Publicado em: 07/09/2022 11:28 | Atualizado em: 07/09/2022 12:03

 (Foto: Divulgação/Fundaj )
Foto: Divulgação/Fundaj
Uma série de eventos comemorativos aos 200 anos da Independência do Brasil serão promovidos pela Universidade de Coimbra (UC) em cooperação com a Fundação Joaquim Nabuco, a Associação da Imprensa de Pernambuco, a Associação Portuguesa de Imprensa e o Instituto Camões/Embaixada de Portugal no Brasil. A programação inicia hoje, com exposição reunindo registros documentais que ressaltam as relações pré e pós-coloniais entre Brasil e Portugal.

O evento terá a conferência A Independência do Brasil a partir de Pernambuco, conduzida pela presidente da Fundaj, Antônio Campos. A exposição fica aberta até 30 de setembro. “Após ser exibida no Recife, esta riquíssima mostra organizada pela Biblioteca Geral e pelo Arquivo da UC será finalmente inaugurada em Coimbra. Será mais um marco na promoção do diálogo e da cooperação entre Brasil e Portugal”, afirma João Nuno Calvão da Silva, vice-reitor da universidade.

No mesmo dia, haverá o lançamento da nova edição do livro Camões e os Lusíadas, ensaio publicado por Joaquim Nabuco em 1872 e reeditado neste ano pela Editora Massangana. A explanação sobre a obra fica por conta do diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundaj, Mario Helio. A publicação de Nabuco traça a biografia do poeta português até a concepção da sua renomada epopeia que, naquele ano, completava três séculos. Esta reedição marca os 450 anos de publicação de Os Lusíadas, poema épico inserido no hall das obras mais importantes da literatura de língua portuguesa.

A Universidade de Coimbra recebe estudantes naturais do Brasil desde meados do século 16 e a ligação mantém-se, com os alunos brasileiros representando cerca de 10% da comunidade estudantil da instituição, considerada a maior universidade brasileira fora do Brasil.

“Essa é uma das muitas ações que a gestão, desde 2019, vem adotando para que a instituição avance além-mar. Tenho a convicção de que seguimos honrando o legado de nosso fundador, o grande sociólogo de Apipucos e do mundo, o nosso mestre Gilberto Freyre”, ressaltou o presidente da Fundaj, Antônio Campos, à época.  A Fundaj e a UC devem assinar termo de cooperação para um curso de pós-graduação em museologia no Recife.

Os representantes da Fundaj em Portugal também visitarão a Fundação Serralves e Instituto Pernambuco/Porto, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Feira do Livro de Lisboa, a Fundação José Saramago e se encontrarão com o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carrero.

Para a celebração, a UC organiza, ainda, no Museu Nacional Machado de Castro, um concerto de homenagem a Antônio Carlos Jobim (1927-1994) e a mostra São Palco - Festival de Teatro Brasileiro em Portugal, além de conversas, conferências e oficinas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco