Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

EMMY AWARDS

Hoje é dia do Emmy, a hora de premiar séries de tevê e streaming

Publicado em: 12/09/2022 08:33

 (Foto: Sobyn Beck/Divulgação; Star /Divulgação; HBO/ Divulgação e HBO Max/Divulgação)
Foto: Sobyn Beck/Divulgação; Star /Divulgação; HBO/ Divulgação e HBO Max/Divulgação
As séries tem se apresentado cada vez mais importantes para o mercado do audiovisual. São investimentos milionários das plataformas, grandes profissionais e estrelas do cinema apostando em projetos televisivos e o interesse do público, que paga, na maioria das vezes, mais de um streaming para assistir às produções favoritas. Os seriados estão no topo do mundo, mas podem ficar ainda mais caso sejam premiadas hoje no 74º Emmy Awards, o principal evento de séries e streaming do ano.

A premiação, cedida anualmente pela Academia de Televisão, está marcada para às 21h, horário de Brasília, e será no Microsoft Theater de Los Angeles e terá Kenan Thompson, conhecido pelas séries Kenan & Kell e Saturday Night Live, como anfitrião da noite. No Brasil, a transmissão fica a cargo da TNT, que acompanha também o tapete vermelho e faz análises pré-eventos.

Como toda grande premiação, o Emmy de 2022 tem produções que saem na frente na disputa, guarda surpresas e provavelmente não agradará a todos os fãs que estarão em frente à tevê. O Correio analisa as principais áreas do prêmio, as categorias drama, comédia e minissérie, fazendo previsões e apontando quem corre por fora nesta edição da maior festa da televisão norte-americana.

Drama
 
Considerado o mais importante pela crítica e muitos dos fãs, o drama é talvez a área mais aberta no Emmy deste ano. Todas as séries que concorrem fizeram, de alguma forma, uma movimentação durante os lançamentos e entregaram temporadas dignas de premiação, algumas em maior, outras em menor escala. Nenhuma categoria será fácil, visto que além de boas séries num todo, também contaram com atuações marcantes e episódios memoráveis.

Contudo, há uma ampla favorita na disputa: Succession. A produção sobre as intrigas e os jogos de poder da bilionária família Roy e o conglomerado Waystar Royco vem só crescendo temporada a temporada e entregou um terceiro ano irretocável. Acostumada a arrebatar premiações, conquistando tudo que concorre, não seria uma surpresa vê-la no topo da mesma forma em 2022.

No entanto, esse ano é um dos mais concorridos dos últimos tempos. A começar porque dois fenômenos de público da Netflix estão na lista. Stranger things, Round 6 e Euphoria são candidatas fortes a tirar a hegemonia de Succession pelo apelo que tem com espectador que, mesmo não tendo direito a voto, pode ser crucial para algumas escolhas da Academia. As tensas Better call Saul e Ozark podem estar entre as preferidas também por concorrerem nas temporadas finais, os votantes costumam gostar de premiar séries no fim como uma forma de homenagem. Correm por fora Ruptura e Yellowjackets, muito elogiadas pela crítica, mas menos populares por serem de plataformas de streaming de menor profusão, respectivamente Apple TV e Paramount .

Comédia
 
A comédia destoa do drama em dois pontos. São menos séries com reais chances de vencer prêmios e o favoritismo se divide. Ou seja, a área se mostra mais incerta, há uma dificuldade maior de cravar quem deve levar a maioria dos prêmios.

Visto que Ted Lasso foi a grande vencedora em 2021 e que a série entregou uma segunda temporada na mesma qualidade, ou até melhor, que a primeira, é justo colocá-la como favorita. Hacks é a responsável por contestar a hegemonia. Vencedora do último Globo de Ouro, a produção lançou uma sólida segunda temporada e não seria injusto que o seriado sobre a comediante se redescobrindo com a ajuda de uma redatora jovem levasse o prêmio da noite este ano. The marvelous mrs. Maisel e Barry são outras duas séries que não dá para se jogar fora. Muito premiadas no passado, 20 para Maisel e 9 para Barry, o retorno delas a lista pode representar uma mais igualitária repartição das láureas. As novas Abott elementary e Only murders in the bulding e a clássica Curb your enthusiasm podem dar as caras na lista de vencedores também.

Atuação é a disputa mais divertida de comédia, uma vez que figurões disputam as categorias. Em melhor ator, Jason Sudeikis, de Ted Lasso, sai na frente, mas tem na cola o ex-colega de Saturday Night Live e já vencedor do Emmy por Barry, Bill Hader. O também já vencedor Donald Glover concorre mais uma vez por Atlanta, e os figurões Steve Martin e Martin Short fizeram um trabalho interessante em Only murders in the building.

No feminino, Jean Smart é favorita e tem ganhado tudo que concorreu recentemente por Hacks. Porém, Rachel Brosnahan está de volta à disputa após um ano fora sem lançamentos de The marvelous mrs. Maisel. Issa Rae concorre pela última temporada de Insecure e pode pintar como surpresa.

Minisséries
 
Muito forte em anos passados, a área de minisséries não deixou a desejar. The white lotus é favorita por ser a mais indicada, aparecendo em 20 categorias, mas o jogo está extremamente aberto. Dopesick aparece forte na disputa e ainda tem Michael Keaton como amplo favorito a Melhor ator. Não seria surpresa se The dropout ou Inventando Anna levassem o prêmio da noite também.

Enquanto isso, as atuações coadjuvantes devem ir todas para The white lotus, visto que eles inscreveram todos os atores como coadjuvantes. As categorias de ator principal têm peculiaridades. Tanto Melhor ator quanto Melhor atriz tem mais de um indicado ao Oscar na lista que disputa ao Emmy. Entre as mulheres Toni Collete e Amanda Seyfried já disputaram a estatueta e buscam o primeiro Emmy por, respectivamente, A escada e The dropout. Entretanto, veem na disputa a duas vezes vencedora do prêmio Julia Garner, que concorre esse ano a Melhor atriz por Inventando Anna e a Melhor atriz coadjuvante em drama por Ozark, como uma forte candidata. A elogiadíssima em Maid, Margaret Qualley é muito forte na disputa.

Os homens têm dois atores que concorreram ao Oscar e um vencedor na disputa. O favorito Keaton e o estreante no Emmy Andrew Garfield, que disputa por Em nome do céu,  figuraram em listas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, enquanto Colin Firth tem uma estatueta dourada em casa por Discurso do Rei (2010) e agora concorre por A escada. Menos indicado para grandes prêmios, Oscar Isaac também aparece na lista como uma boa opção para a edição da premiação deste ano.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco