Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

EVENTO

Feteag 2022 divulga programação com espetáculos locais, nacionais e internacionais

Publicado em: 15/09/2022 11:29

 ('Lavagem' / Foto: Milena Monteiro.)
'Lavagem' / Foto: Milena Monteiro.
Em sua 31ª edição, o Feteag - Festival de Teatro do Agreste, que acontece entre os dias 16 e 30 de setembro no Recife e em Caruaru, celebra a força e luz dos artistas e fazedores de cultura, convidando o público para experenciar uma programação que reúne obras locais, nacionais e internacionais, além de atividades formativas. O livro "A Sobrevivência dos Vaga-lumes", do filósofo francês Georges Didi-Huberman, é a principal referência das reflexões que o festival traz sobre a importância da resiliência de grupos e ideias para a pavimentação de novas formas de existência. 

A curadoria deste ano reúne trabalhos que investigam questões sociais, identitárias, políticas e afetivas. São obras que utilizam o teatro, a dança, performance, circo e outras linguagens artísticas para colocar em destaque a própria natureza humana.

Entre os participantes desta edição estão Yael Karavan (Israel) e Rita Vilhena (Portugal), que apresentam “Pela Nossa Pele”; o Grupo Magiluth (Recife), com “Luiz Lua Gonzaga” e “Estudo Nº1: Morte e Vida”; Janaína Leite (São Paulo), com “Stabat Mater”; Trupe Veja Bem Meu Bem (Caruaru), com “Poeta Preto”; Grupo São Gens (Recife), com “Narrativas Encontradas Numa Garrafa PET na Beira da Maré”; e Cia REC (Rio de Janeiro), com “Lavagem”. Odília Nunes (Afogados da Ingazeira), com “Decripolou Totepou”; Teatro Agridoce (Recife), com “Trans(passar)”; Gabriela Holanda (Olinda), com “Sopro D’Água”; Coletivo FusCirco (Fortaleza), com “A Risita”, e o músico Rubi (Brasília), com o show “Nem Toda Pausa É Espera” completam a programação.

No dia 22, a diretora, atriz e dramaturga Janaína Leite participa da conversa “Conexões entre teatro e pesquisa”, com mediação dos professores Luís Reis e Virginia Maria Schabbach, das 14h às 15h, no Teatro Milton Baccarelli (Centro de Artes e Comunicação da UFPE), com acesso livre. 

Em Caruaru, Odília Nunes ministra a oficina “Corpos brincantes - pensando a comicidade”, de 26 a 30 de setembro, no Teatro João Lyra Filho. A oficina foca na prática e criação de cenas, a partir da experimentação de repertórios vivenciados pela orientadora. As inscrições podem ser feitas através deste link: https://forms.gle/nNwWSMzL8XDLcLPC6.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco