Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

SHOW

Em um Classic Hall lotado, Padre Fábio de Melo evoca importância do amor próprio e do respeito

Publicado em: 11/09/2022 17:17

 (
Show realizado pela Comunidade Católica Obra de Maria teve objetivo de arrecadar fundos para a reforma do Seminário de Olinda, no Alto da Sé. Foto: Divulgação )
Show realizado pela Comunidade Católica Obra de Maria teve objetivo de arrecadar fundos para a reforma do Seminário de Olinda, no Alto da Sé. Foto: Divulgação

Após nove meses longe dos palcos pernambucanos, Padre Fábio de Melo trouxe, na noite desse sábado (10), um show para dirimir as saudades e aquecer os corações. Dele e do público que lotou o Classic Hall, em Olinda. Com mais de duas horas de apresentação, Padre Fábio de Melo lançou no Recife a sua nova turnê “Este Sou Eu”, mas sem deixar de embalar canções que já eternizaram seus shows, como “Tudo é do Pai” e “Nas Asas do Senhor”. Entre uma música e outra, o sacerdote aproveitou para dialogar e interagir com o público, e passar a principal mensagem da noite: a importância do amor próprio e a necessidade da autopreservação. O evento foi realizado pela Comunidade Obra de Maria com o objetivo de arrecadar fundos para a reforma do Seminário de Olinda, no Alto da Sé. 

“Quem se ama tem um profundo respeito por si próprio. Nada nem ninguém pode apagar o valor que cada um tem. E isso não é narcisismo. O autoamor é uma blindagem de Deus para nos livrar das armadilhas do diabo. O amor próprio passa pelo respeito ao corpo, respeito aos próprios sentimentos e respeito ao que se permite que os outros façam com você”, disse Fábio de Melo, durante uma de suas conversas com o público. 

O padre subiu ao palco por volta das 21h, inicialmente com um tom mais intimista e mesclando canções evangelizadoras, como “Hoje Livre Sou”, “Deus é Capaz”, “Humano Amor de Deus”, “Deus Cuida de Mim”, “O Senhor é Rei”, “Chuva de Graça”, “Tudo Posso”, além de outras músicas que fizeram muitas pessoas se emocionar. 

“Por mais difíceis que sejam os relacionamentos humanos, não desista deles. São eles que nos educam e nos tornam seres humanos. Se hoje eu sou livre, é porque minha liberdade foi construída pelas pessoas que me amam”, disse o padre em outro momento do show, arrancando muitos aplausos dos presentes. 

Num segundo momento, a apresentação investiu em canções com letras fortes e mensagens sobre amor, amizade e família. Fábio de Melo tocou “Era Uma vez”, “Trem Bala”, “Pareço um Menino” e “Nunca Pare de Lutar”, quando todo o público do Classic Hall, que até então assistia sentado, levantou e acendeu as luzes do celular, cantando em coro: “em tempos de guerra, nunca pare de lutar”. 

Quando tudo parecia já estar chegando ao fim, as luzes do palco se apagaram enquanto o público clamava por “mais um”. Padre Fábio de Melo entrou numa terceira fase do espetáculo, que ele mesmo denominou de “momento Nordeste”. O sacerdote cantou diversas canções em homenagem à região - “Se Avexe Não”, “Eu Só Quero um Xodó”, “Asa Branca”, “Enquanto Engoma a Calça” e “Espumas ao Vento”. 

O encerramento ficou a cargo da canção de Gonzaguinha “É”, já com uma pegada mais de samba. Não houve quem ficasse parado. Do palco, Padre Fábio de Melo ainda tirou foto com algumas pessoas e fez algumas selfies com o público do Classic Hall. 

“Eu amo o Nordeste. Acho que não nasci aqui por acidente de percurso”, declarou Padre Fábio de Melo. O show acabou por volta das 23h20, deixando no ar um clima de “quero mais”. 

ORQUESTRA CRIANÇA CIDADÃ

Os portões do Classic Hall só abriram às 19h, mas já às 18h as pessoas lotaram a frente da casa de festas. Por volta das 19h30, a Orquestra Criança Cidadã deu início à noite de apresentações, com 34 musicistas regidos pelo maestro Márcio Pereira, com seus violinos, violoncelos, violas, baixos e instrumentos de percussão. No repertório, não faltaram clássicos como “Jesus alegria dos homens” (J.S.Bach), “Lamento sertanejo”, “Mourão”, além do medley “Homenagem a Sivuca”.

Um dos pontos altos da apresentação da Orquestra Criança Cidadã foi no momento da participação do tenor pernambucano Igor Alves, um dos expoentes nacionais da música clássica, que já cantou com nomes consagrados mundialmente, como o do italiano Andrea Bocelli. Alves encantou o público com sua voz ao cantar “Ave Maria”, “My Way”, “Can’t help falling in love” e “Con te partiró” - esta última conhecida na voz de Bocelli. 

A Orquestra, que já se apresentou para o Papa Francisco, no Vaticano, tem em seus fundamentos os benefícios do resgate social e solidariedade, que simboliza também o intuito do evento, visando arrecadar fundos para a finalização da reforma do Seminário de Olinda, que receberá o Congresso Nacional Eucarístico ainda este mês. 

Idealizada pelo juiz de Direito João José Rocha Targino, a Orquestra Criança Cidadã integra um projeto social que visa resgatar crianças de comunidades carentes através da música. Atualmente, mais de 400 jovens do bairro do Coque (Recife), do distrito de Camela (Ipojuca) e de Igarassu, entre 7 e 21 anos, são atendidos pelo projeto, onde aprendem a tocar instrumentos de cordas, sopros, e percussão, além de teoria e percepção musical, solfejo, flauta doce e canto coral.

Em 16 anos de projeto, a Orquestra coleciona mais de 30 prêmios, sendo reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e escolhida para se apresentar para o Papa Francisco, que se emocionou ao som de “As quatro estações", de Vivaldi, e trechos da "Serenata", composta por Tchaikovsky.

RENDA ARRECADADA PARA REFORMA DO SEMINÁRIO DE OLINDA

Com as bilheterias esgotadas, toda a renda arrecadada do evento será destinada à conclusão da obra de restauração do Seminário de Olinda, no Alto da Sé. Muito importante para a formação de sacerdotes, o local já foi sede da Arquidiocese de Olinda e Recife (que atualmente funciona na Várzea), primeira escola de Direito, e foi palco para eventos históricos como a Revolução dos Padres. 

Padre Fábio de Melo falou sobre a importância dessa ação. “Vir a Recife já é motivo de sobra para me deixar feliz. E ainda me unir a Gilberto para fazer esse gesto de amor, que é a reforma do Seminário de Olinda, estar aqui com Dom Fernando Saburido mais uma vez, encontrar o povo, é uma alegria. Gilberto me ajuda a ser solidário. Eu não tenho uma obra, não tenho competência para isso. Mas o meu trabalho pode ajudar financeiramente as obras que o Gilberto tem. Para o que ele chamar, eu vou”, disse o sacerdote. 

O conjunto arquitetônico do Seminário de Olinda inclui a Igreja Nossa Senhora da Graça, que remonta ao ano de 1550. Há alguns anos, com a ação do tempo, o prédio vinha sofrendo com a degradação e agora encontra-se em processo de restauração.

“É muito importante hospedar o congresso que reflete o centro da nossa fé. A eucaristia é o lugar por excelência da presença de Cristo entre nós. A eucaristia gera conversão, uma vida comunitária mais saudável, pessoas mais saudáveis e será uma grande oportunidade para o povo pernambucano, crescer no significado da eucaristia”, comemorou Padre Fábio de Melo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco