Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MILTON NASCIMENTO

'Da música, jamais vou me despedir'

Publicado em: 10/09/2022 14:30

 (Foto: João Couto/Divulgação.
)
Foto: João Couto/Divulgação.
Pernambuco se prepara para uma despedida que já emocionou diversos países da Europa e segue no Brasil inteiramente dedicada aos fãs de um dos maiores ícones da MPB. Com uma trajetória de 80 anos de vida e 60 de carreira, Milton Nascimento decidiu encerrar suas atividades nos palcos, mas não sem antes prestar uma última homenagem ao público com a turnê internacional intitulada A última sessão de música. A apresentação será na Arena de Pernambuco, às 18h deste domingo, com cerca de 30 canções clássicas imortalizadas na voz do carioca e celebradas pelo público do país inteiro. Duas delas terão participação especial da cantora Simone: Nada será como antes e Encontros e despedidas.

“Sou muito feliz com tudo que a vida me deu até hoje e realmente não posso reclamar de nada mesmo. A única coisa que posso fazer é agradecer por tudo que eu vivi em todos esses anos e dizer que, da música, jamais vou me despedir", afirmou Milton, em entrevista ao Viver. “Nessa turnê de despedida, tenho sentido essa força emotiva de modo muito forte, tanto da minha parte, quanto da plateia. Cada parte da minha trajetória está de algum modo representada neste show, então é natural que cada apresentação tenha tido uma carga de sentimentos muito grande para todos nós envolvidos. Em cada uma das cidades que passamos a experiência e a conexão com o público é indescritível.”

Milton ainda refletiu sobre sua relação com o povo pernambucano e agradeceu o privilégio de poder fazer essa última apresentação no estado. “Praticamente todos os meus projetos passaram por Pernambuco. É um dos lugares mais importantes na minha carreira, com certeza, tanto na relação profissional, como também no meu círculo de amizades. Dois dos meus grandes amigos da minha vida são pernambucanos: Cafi e Naná Vasconcelos”, declarou. “Claro que eu jamais poderia encerrar minha vida nos palcos sem passar por Pernambuco.”

A direção musical da turnê ficou a cargo de Wilson Lopes, e a direção artística é do filho de Milton, Augusto K. Nascimento. Milton foi o responsável pela seleção das músicas dentro de um tão extenso e completo repertório, que inclui Morro velho, Outubro, Caçador de mim, O cio da Terra, Canção da América, Pai grande, Nada será como antes e tantas outras faixas antológicas da obra do artista. O primeiro grande show da turnê ocorreu no Rio de Janeiro e seguiu para a Itália, Inglaterra, Suíça e Portugal.

Ensinado desde jovem pelo seu pai que música não é apenas questão de talento, mas também de sorte, Milton Nascimento, que já sabia que seria músico sobretudo por influência de sua mãe, chegou a fazer Contabilidade para que, assim que buscasse seu diploma, fosse em busca de seu sonho em Belo Horizonte - até hoje é declarado como carioca de nascimento e mineiro de coração.

Com uma formação musical que passou pelo jazz e pela bossa nova, o artista provocou grande impacto ao unir essas suas influências num conjunto melódico altamente emocional e de estilo carregado. Gravou 43 discos e, entre tantas conquistas, ganhou cinco prêmios Grammy e o título de Doutor Honoris Causa em música pela Universidade de Berklee, em Boston. Teve músicas gravadas por Elis Regina, Caetano Veloso, Wilson Simonal, Fafá de Belém, Maria Bethânia, Zélia Duncan e várias outras vozes marcantes da música brasileira e se considera sortudo por tudo o que sua carreira proporcionou e ainda proporciona ao longo das décadas.

Serviço

Milton Nascimento em A última sessão de música
Quando: domingo, com show às 18h e abertura dos portões às 16h
Onde: Arena de Pernambuco (São Lourenço da Mata)
Quanto: a partir de R$ 250
Transporte: embarque e desembarque nos shoppings Recife e Plaza, com venda no site  www.martur.com.br

Setlist

O provável repertório do show:

- Tambores de Minas (incidental) / Ponta de areia
- Catavento (incidental) / Canção do Sal
- Morro Velho
- Outubro
- Veracruz
- Pai grande
- Para Lennon e McCartney
- Cais
- Tudo o que você podia ser
- Cravo e canela
- San Vicente
- Clube da Esquina nº 2
- Lília
- Nada será como antes
- A última sessão de música
- Fé cega, faca amolada / Paula e Bebeto
- Volver a Los 17
- Cálix Bento / Peixinhos do Mar / Cuitelinho
- O cio da Terra
- Canção da América
- Caçador de mim
- Nos bailes da vida
- Tema de Tostão (incidental) / Bola de meia, bola de gude
- Coração de estudante
- Maria Maria
- Encontros e despedidas
- Travessia
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco