Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

FESTIVAL

Com programação cheia, Panela do Jazz reencontra público neste sábado

Publicado em: 06/09/2022 17:10 | Atualizado em: 06/09/2022 17:13

A flautista Andrea Ernest Dias, o pianista Paulo Braga e o percussionista Marcos Suzano unem suas experiências no grupo Trio 3.63 (Foto: Divulgação/Fulô Cultural)
A flautista Andrea Ernest Dias, o pianista Paulo Braga e o percussionista Marcos Suzano unem suas experiências no grupo Trio 3.63 (Foto: Divulgação/Fulô Cultural)
Suspensa nos últimos dois anos devido à pandemia, a Panela do Jazz promete voltar em grande estilo ao Poço da Panela no próximo sábado (10). Evento será gratuito, transmitido de forma simultânea no Youtube e com quase 10 horas de programação, mescladas em música, artes cênicas, gastronomia, ações educativas, preservação ambiental e economia criativa. 

As atrações começam logo cedo com um encontro de palhaçadas, a partir das 15h,  apresentado pelos palhaços Gardênia Peripécia, Palhaços Gambiarra e Mingau, A Trupe Carcará e o Palhaço Mixuruca até as 18h. No palco principal, em frente à Igreja Nossa Senhora da Saúde, o multi-instrumentista Nino Alves dá a largada musical, às 16h. O Trio 3-63, Louise Wooley e o duo Cristóvão Bastos & Rogério Caetano também integram a maratona de shows, encerrada às 0h com Henrique Albino & O carnaval dos espíritos, que irá homenagear o maestro pernambucano Moacir Santos - um dos expoentes da cena afro brasileira e celebrado nesta edição.

O palco será armado no pátio em frente à igreja e as imediações serão tomadas pelas barracas da arena gastronômica e pela Feira Livre do Poço. Foram selecionados cerca de 30 expositores de moda, artesanato, acessórios, itens infantis e haverá até um brechó. “O que priorizamos na curadoria foram os produtores responsáveis por produzir o próprio trabalho, foi uma seleção difícil, diante de tantos inscritos”, explica Cecília Montenegro, idealizadora da Feira Livre do Poço.

O público pode ter um “gostinho” do evento através das masterclasses e workshops gratuitos nesta quinta-feira (8) e sexta (9). Este é um ano de expansão para o Panela do Jazz. Antes do evento principal, o festival ocupou o Plaza Shopping por três fins de semana. Em dezembro, estreará em Triunfo, no Sertão pernambucano, nos dias 16, 17 e 18.

PROGRAMAÇÃO

Polo gastronômico

15h - Encontro de palhaçadas, com Palhaça Gardênia e
 Palhaço Peripécia, Palhaços Gambiarra e Mingau, A Trupe Carcará e o Palhaço Mixuruca

Palco Principal

16h - Nino Alves (PE)

17h - Márcio Oliveira (PE)

18h10 - Louise Wooley Sexteto (SP) 

19h10 - Duo Cristóvão Bastos (RJ) & Rogério Caetano (GO)

20h20 - Utópicas curvas (PE): Anne Costa, Bárbara Regina,
 Jefferson Figueirêdo e Neris Rodrigues

21h10 - Trio 3-63: Andrea Ernest Dias, Marcos Suzano e Paulo Braga (RJ)
22h - Gabriela Sampaio (PE)

22h40 - Lara Klaus (PE) convida Laís de Assis (PE) e
 Paula Bujes (RS)

23h40 - Afoxé Oyá Alaxé (PE)

0h - Henrique Albino & O carnaval dos espíritos (PE) - show especial em homenagem a Moacir Santos


Workshops e masterclasses

8 de setembro
- "Improvisação tronxa", no Paço do Frevo, com o compositor, arranjador, multi-instrumentista, educador, pesquisador e produtor musical Henrique Albino
 
- “Criando, empreendendo e transformando", no Paço do Frevo, com Pedro Verda, que é consultor, curador, apresentador, palestrante e mentor com experiência em grandes eventos, ambos no Paço do Frevo (Bairro do Recife)


9 de setembro
- "Moacir Santos, ou os caminhos de um músico brasileiro" no Paço do Frevo, 10h, com a flautista e pesquisadora Andrea Ernst, autora de biografia homônima ao curso.

- “Produção técnica de eventos e direção de palco", na Igreja Nossa Senhora da Saúde (Poço da Panela), com o produtor Marcílio Moura, graduado em tecnologia em eventos, e Raminho, roadie desde 2006, com atuação em vários festivais.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco