Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CULTURA

Coco Raízes de Arcoverde levanta poeira em turnê no estado de São Paulo

Publicado em: 09/09/2022 11:26 | Atualizado em: 09/09/2022 11:56

 (Crédito: Divulgação/Leandro Toledo)
Crédito: Divulgação/Leandro Toledo
O Coco Raízes de Arcoverde, grupo autoral do Sertão pernambucano, leva sua caravana para levantar poeira na turnê pelas regiões Sudeste e Sul do país, neste mês de setembro, em comemoração aos 30 anos de existência e tradição no samba de coco de trupé, uma das maiores referências da cultura popular do Brasil. A primeira das paradas é no estado de São Paulo, com oficinas e shows em Sorocaba e  Itaquera e SESC Pinheiros, estes na capital. A estreia da programação, que é toda gratuita, aconteceu na última quarta-feira (7). No próximo domingo (11), uma nova oportunidade para conferir no mesmo local, às 16h.  

As outras agendas estão marcadas para os dias 17 e 18, novamente em Sorocaba e Itaquera, às 16h e às 15h, no espaço Convivência do Sesc Sorocaba e no palco da praça de eventos do Sesc Itaquera, respectivamente.

O Samba de Coco Raízes de Arcoverde, formado em 1992 pelas famílias Calixto Lopes e Gomes, é um retrato da poesia do sertão e do regionalismo nordestino, com influência de elementos das culturas indígena e negra. Em sua trajetória, o grupo rodou o Brasil e despontou mundo afora, pisando em países da Europa como Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Holanda, Itália e Noruega. 

"O trupé foi desenvolvido por Lula Calixto a partir de suas vivências musicais e consiste em uma rápida e forte batida dos pés no chão com tamancos de madeira, resultando em uma sonoridade percussiva. O samba e o folguedo são manifestações muito presentes na dança e na música do grupo, sempre marcados pelos ritmos do triângulo, pandeiro, surdo e ganzá, que dão destaque aos ritmos do grupo", destaca o mestre Assis Calixto. 

Nas letras das canções, a simplicidade e as mensagens positivas embalam, de maneira divertida, o som frenético do coco ritmado. "Nosso recorte cultural do trabalho autoral é original, uma vez que o som produzido e divulgado pelo grupo foge dos padrões estilizados de coco e música nordestina em geral", acrescenta o mestre Damião Calixto. 

Assis Calixto

Em 2019, Assis Calixto foi eleito patrimônio vivo de Pernambuco. Natural de Sertânia, no Sertão de Pernambuco, o mestre está com 76 anos, dedicando mais de 60 deles a cultura popular. Ele é um dos responsáveis por fazer de Arcoverde a "Capital do Samba de Coco". Seu primeiro contato com o coco foi ainda criança, com apenas seis anos. Ele concedeu a honraria ao irmão Lula Calixto. Assis dá até hoje continuidade ao legado de Lula. Assis se entrega ao samba de coco para manter viva a história de um povo.

Agenda da turnê

07/09 (quarta-feira) - Praça do Sesc Pinheiros, às 15h30; 

11/09 (domingo) - Praça do Sesc Pinheiros, às 16h; 
 
17/09 (sábado) - Convivência do Sesc Sorocaba, às 16h;

18/09 (domingo) - Praça de eventos do Sesc Itaquera, às 15h.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco