Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Coco dos Pretos lança clipe reverenciando mestra Ritinha

Publicado em: 19/09/2022 19:15

Já está no ar no YouTube e nas plataformas digitais o videoclipe "Oh Rita", do grupo autoral Coco dos Pretos, existente desde 2006 na comunidade de Chão de Estrelas, composta por Ilki Barbosa. A música homenageia a mestra Ritinha, que viveu nas ruas do Recife Antigo nas proximidades do Cais do Apolo, durante a década de 1920. O videoclipe foi produzido pela Angola Filmes, audiovisual pernambucano da cultura popular, periférica e afroindígena, além de contar com a parceria da Diáspora.Doc, produtora audiovisual pernambucana, de Rennan Peixe. 

"É uma menina, um nome, uma rua e muitas histórias. Rita de Cássia, conhecida como Ritinha, era uma jovem menina que só queria ser amada. Por influência das amigas e por não obedecer sua mãe, ainda muito nova cai na vida mundana. Vivendo de bar em bar, de rua em rua na sua vida material teve nome e teve fama. Por não querer se submeter aos abusos das cafetinas de sua época, saí dos bordéis e ganha as esquinas, se juntando com homens da noite, mulheres da vida, travestis da época e pessoas da rua, pela qual até hoje ela atende como protetora", afirma Adriano Santos, cantor e compositor do Coco dos Pretos. 

Com imagens de Adriano Lima e Zé Gabriel e assistência de Victor Talisson, o clipe tem as participações de Agatha Corsinelly, Wythy Andrson Cavalcante, Tayná Salomé, Henrique BJ, Pedro Italo, Juninho Panda, Leonardo Calebi, Tayna Hirlley, Vitor Gomes, Lucas Dias, Adriano Santos, Madson Japa, Ricardo Pé No Chão, Ilki Barbosa, Negra Dany, Maria Luna e Joyyce Souza. O Centro Espírita Caboclo Oxossi (bairro do Pina - Recife/PE), o Casarão das Artes (Centro do Recife) e o Ateliê Arte Ancestral-PE (bairro de Santo Antônio - Pátio São Pedro, Recife) também fazem parte do videoclipe. 

As composições do grupo fazem referência aos Pretos Velhos, Pretas Velhas, encantados da Jurema Sagrada, Xangô Pernambucano, Zumbi, entre outros e outras nomes da cultura afro-brasileira. A sede do grupo é o Centro Cultural Cambinda Estrela (rua Doutor Elias Gomes, 420 - bairro Campina do Barreto, Recife), que tem mais de 25 anos de existência. No local, realiza atividades de inclusão social nas comunidades de Chão de Estrelas, Capilé, Arruda, Cajueiro e Campo Grande, todas no Recife, e Peixinhos, em Olinda. Todas as vivências englobam a cultura afrodescendente, questões políticas, educacionais e culturais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco