Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

AÇÃO

Cena Expandida realiza sua primeira edição com mais de 60 atividades artísticas

Publicado em: 05/09/2022 10:00

 (Ação une cinco iniciativas já consolidadas nacionalmente. )
Ação une cinco iniciativas já consolidadas nacionalmente.
Entre os dias 8 e 30 de setembro, vários teatros do Recife vão receber mais de 60 atividades artísticas que farão parte da primeira edição da Cena Expandida. Idealizada por importantes festivais pernambucanos que costumam ser realizadas no segundo semestre, o projeto tem o obketivo de fortalecer o circuito local fomentando a formação de público e conta com a participação o Cena Cumplicidades - Festival Internacional de Artes da Cena, o Feteag - Festival de Teatro do Agreste, o Feted - Festival Estudantil de Teatro e Dança, o Reside - Festival Internacional de Teatro de PE, e o Transborda - As linguagens da cena. A ação, cuja ideia central já vem sendo gestada desde 2018, surge para unir forças entre esses festivais já consolidados e reconhecidos nacionalmente para mobilizar a capital pernambucana com arte e reflexão. 

As programações foram pensadas para oferecer múltiplas possibilidades de fruição, com a grade de cada festival acontecendo em espaços distintos da cidade, como a unidade do Sesc em Santo Amaro, os teatros do Parque, de Santa Isabel, Hermilo Borba Filho, Apolo, Luiz Mendonça, Barreto Júnior, no Muafro, o Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, nas praças e parques da cidade, entre outros.

“A articulação conjunta desses festivais forma um grande ‘palco’ de apresentações atuantes e ordenadas durante todo mês de setembro criando assim, uma plataforma de exibição e ações formativas das artes cênicas, que atinge um público amplo e diversificado. Sua consolidação aponta para oportunidades e programas/políticas inclusivas e contínuas capazes de transformar democratização de acesso à cultura em democracia cultural, patrocínio em investimento, produção cultural em ação educacional, mobilidade em desterritorialização e produção material em reflexão intelectual”, explicam os representantes dos festivais que fazem parte da Cena Expandida.
TAGS: expandida | cena |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco