Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LITERATURA

Autor pratica 'reparação histórica' em livro sobre pintor Pedro Américo

Publicado em: 23/09/2022 15:05 | Atualizado em: 23/09/2022 15:20

 (Divulgação)
Divulgação
Certamente você, leitor, contemplou o quadro ‘Independência ou Morte!’ em livros de história - não importa a idade. É a obra mais conceituada sobre a exclamação da Independência e, hoje, ornamenta o Salão Nobre do Museu do Ipiranga - espaço projetado especialmente para abrigar a tela de 4,15m de altura por 7,60m de largura. Contudo, poucos sabem nomear o autor e, muito menos, citar outra pintura de sua autoria. Quem vos escreve compreendia nestes círculos sociais até a leitura de ‘Além do Ipiranga, a extraordinária vida de Pedro Américo e suas incríveis facetas’, uma reparação histórica escrita pelo advogado Thélio Queiroz Farias. O lançamento da obra ocorre neste sábado (24), na sexta edição da Fenelivro, realizada no Bairro do Recife desde a última quarta (21).

É notório que o Brasil desvaloriza suas personalidades históricas, mas o caso de Pedro Américo é desproporcionalmente específico diante do legado para o país. De origem humilde em Areia, na Paraíba, Pedro mostrou inclinação à pintura desde a infância e impressionava familiares e vizinhos com um realismo espantoso nos desenhos. 

Ele atravessou o mundo para refinar sua técnica sob a orientação de mestres renomados da academia artística, uma jornada de aprendizado inesgotável. A biografia é resultado de cinco anos de pesquisa que levou o autor a revisitar a história de Pedro Américo em fontes localizadas em Areia, Fortaleza, Rio de Janeiro, Petrópolis, São Paulo, Florença, Paris, Bruxelas, Lisboa e, inclusive, Recife. Ávido por conhecimento, o paraibano conciliou outras áreas e se tornou romancista, poeta, cientista, teórico de arte, ensaísta, filósofo, político e professor brasileiro - além de ser referência na pintura nacional e internacional.

A vida e as obras de Pedro Américo se confundem, mas o autor esmiúça os 62 anos do artista em 244 páginas, com fatos inéditos, ilustrações e uma farta coletânea de fontes. 

Embora pareça um tema rebuscado à primeira vista, a arte do paraibano é apresentada de forma acessível e leve ao leitor, sem estar atrelado a um conhecimento prévio ou acadêmico para emergir na leitura. Entusiasta da educação, Pedro Américo certamente aprovaria uma biografia que discorre tão didaticamente sobre as suas dezenas de facetas. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco