Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

SÉRIE

Artistas pernambucanos são maioria em nova temporada de 'Estados da Arte'

Publicado em: 13/09/2022 14:20 | Atualizado em: 13/09/2022 14:25

 (Crédito: Divulgação/Curta!)
Crédito: Divulgação/Curta!
A segunda temporada de Estados da Arte, dirigida por Eduardo Goldenstein, estará disponível a partir de 20h desta terça-feira (13), no streaming 'Curta!On'. O foco da série será voltado ao trabalho e as reflexões de artistas do Norte e do Nordeste do Brasil. São pintores, escultores, artistas visuais, artesãos, costureiros de indumentárias folclóricas, fotógrafos, contadores de história, músicos populares, entre outros. Da exposição na Bienal de São Paulo ao barracão do Bumba-meu-boi, a série traz uma arte diversa, mas profundamente ligada com a cultura e a história de cada local. Os pernambucanos formam maioria, com 14 artistas, além de três nascidos em outros estados que moram no Recife. 

O episódio de estreia, intitulado , mescla a força e a resistência das artes indígena e quilombola, representadas respectivamente pelo artista plástico Jaider Esbell, falecido em novembro e por Dona Irineia, escultora. Também traz as lendas, o colorido e o detalhismo das indumentárias utilizadas na celebração do Bumba-meu-boi do grupo cultural maranhense que mantém o Memorial Apolonio Melonio, composto por Mestre Abel, Meire Oliveira, Nadir Cruz e Marcio Vasconcellos, que exercem diferentes funções artísticas.

Ainda sobre insurgências, o episódio conta com reflexões sobre o corpo da mulher no contexto do patriarcado, conduzidas pela artista plástica Juliana Notari, que ficou conhecida pela obra 'Diva', uma enorme representação do órgão genital feminino exibida em uma colina em Água Preta, Pernambuco. "A sensibilidade que a arte produz é a de uma política de uma força muito grande, que pode ativar esse corpo insurgente, que é esse corpo que se coloca em movimento", afirma Juliana.

Estados da Arte é dividida em 13 episódios temáticos: Insurgências, Ancestralidade, Floresta, Alegorias, Fé e Religiosidade, Fabulações, Migrações, Corpos, Outras Geometrias, Grafismos, Materialidades, Pedagogias e Oralidades/Sonoridades. Estarão disponíveis no Curta!On Clube de Documentários no dia seguinte à estreia no canal Curta!. A estreia é na Terça das Artes, 13 de setembro, às 20h.

Confira os artistas pernambucanos da série:

J Borges 

Juliana Notari

Milena Travassos 

Jonathas de Andrade - AL (vive no Recife)

Clara Moreira 

Fefa Lins 

Christina Machado 

Iagor Peres - RJ (vive no Recife)

Cristiano Lenhardt - RS (vive no Recife)

Montez Magno 

Derlon Almeida

Carlos Melo 

Ana Mae Barbosa

Almério 

Isabela Moraes 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco