Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

ARTE

Artista pernambucana lança exposição com tecnologia de realidade aumentada

Publicado em: 02/09/2022 15:34 | Atualizado em: 02/09/2022 15:39

Cabeça do pavão é uma referência recorrente nas obras de Gio Simões (Reprodução/Gio Simões)
Cabeça do pavão é uma referência recorrente nas obras de Gio Simões (Reprodução/Gio Simões)

Na próxima quarta-feira (7), a partir das 17h, a artista pernambucana Gio Simões lançará a sua mais nova exposição na Garrido - galeria que a representa em Pernambuco e está localizada no bairro de Santana. Composta por 15 pinturas figurativas e realistas – sete a óleo e em acrílica, e oito digitais –, Born to be loved marca o retorno de uma individual de Gio no estado após quase uma década. Pela primeira vez, a artista apresenta os seus trabalhos digitais, caminho criativo que vem sendo desenvolvido mais recentemente.

Com curadoria assinada por Steve Coimbra, Born to be loved traz cenas que, se não fosse pela cabeça de pavão atribuída aos seus personagens, poderiam ser consideradas rotineiras. O caráter crítico dos trabalhos está em função de satirizar comportamentos ligados ao advento do universo virtual, intensificados pelo isolamento social decorrente da pandemia. A cabeça de pavão faz referência ao esvaziamento do ser, dando lugar à preocupação excessiva com a aparência e à necessidade de exposição constante nas redes sociais. A expografia incorpora a essência da temática. Como ironia, os trabalhos serão apresentados numa estética que segue a lógica de um feed do Instagram.

Para dialogar ainda mais com a proposta da Born to be loved, as pinturas digitais serão interativas, com ativação de animação através de aplicativo. Filtros para o Instagram também foram desenvolvidos, a fim de integrar o espectador à estética da exposição, proporcionando uma experiência imersiva.

Tocada por frações sensíveis da infinitude feminina, pelo universo ocultista, entre outras questões que perpassam a sua vivência, a artista Gio Simões dedica-se ao desenho, à pintura, à fotografia e, mais recentemente, à arte digital. Seus trabalhos, marcados pelo primor técnico e olhar sutil, carregam, em sua composição, um senso de performance que irrompe do diálogo com a natureza mística – dissimulada, pluripotente e inegável – que a cerca.

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO BORN TO BE LOVED

Data: 07 de setembro de 2022

Horário: A partir das 17h

Visitação: De 08 de setembro a 31 de outubro de 2022 (segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 14h).

Endereço: Rua Samuel de Farias, n° 245, Santana, Recife/PE

Contato: galeriagarrido@gmail.com | (81) 99873-2450 | (81) 99573-4867

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco