Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

EXPOSIÇÃO

Escolinha de Artes do Recife sedia mostra de audiodescrição de obras do acervo

Publicado em: 31/08/2022 17:31 | Atualizado em: 31/08/2022 20:19

 (Foto: William Oliveira.)
Foto: William Oliveira.
No próximo domingo (4), às 16h, será aberta na Escolinha de Arte do Recife, nas Graças, a exposição "O retorno a concha", fruto da culminância do curso de Formação de Audiodescritores de Artes Visuais. A mostra tem o objetivo de apresentar a primeira exibição com ênfase nas audiodescrições produzidas pelos alunos durante as aulas e provocar o observador a se desapegar da necessidade dos aspectos visuais na apreciação das artes aguçando suas experiências sensoriais auditivas. A visitação é gratuita e aberta ao público em geral e estará disponível de 5 a 30 de setembro, das 14 às 17h. Os visitantes devem levar o celular com fone de ouvido para fazer a leitura dos QRcodes.O curso conta com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

Os objetos da exposição fazem parte do acervo fixo da Escolinha de Arte do Recife e o processo de curadoria deles foi feito a partir da escolha individual de cada aluno audiodescritor. Ao todo, 17 peças confeccionadas em materiais como barro, cerâmica, pinturas e xilos integram a mostra. “Objetos sensoriais pedra e ar, diálogo de mãos, livro sensorial, respire comigo” em que ela propõe um novo paradigma no mundo das artes estabelecendo uma relação entre as experiências sensoriais e as artes visuais, tendo a concha como um dos objetos utilizados na experimentação auditiva. “Esse “retorno” a qual o título remete, parte da intenção de convidar o público a mergulhar na multiplicidade das formas que os audiodescritores fruíram e ressignificaram para compartilhar as leituras das obras e objetos artísticos desta exposição”, explica a produtora cultural, Luciana Barbosa.

“Estou muito feliz pois agora estou apto para desenvolver trabalhos nessa área e com isso contribuir para que pessoas cegas ou com baixa visão tenham um maior acesso aos espaços culturais”, afirma o aluno Sérgio Nascimento, formado em Psicologia, concluir o curso de audiodescrição foi uma experiência bastante gratificante, pois além de adquirir novos conhecimentos e aprimorar o crescimento pessoal, abriu os horizontes para um segmento em ascensão que é o universo da inclusão.

O projeto da capacitação que teve como objetivo a formação de 17 audiodescritores de obras e objetos de arte para possibilitar a inclusão comunicacional, social e multicultural de pessoas com deficiência em museus, galerias e outras instituições culturais foi realizado graças ao edital 2020/2021 do Sistema de Incentivo à Cultura (Sic) da Fundação de Cultura do Recife - Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife. A iniciativa também contempla a confecção de um catálogo virtual onde estarão listadas todas as obras apresentadas na mostra.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco