Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

VAI MALANDRA!

Do Brasil para o mundo: Anitta conquista MTV Video Music Awards

Publicado em: 30/08/2022 06:45

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A artista mais internacional da própria geração, Anitta conquistou um feito inédito para o Brasil. No último domingo, a cantora carioca se tornou a primeira vencedora brasileira do MTV Video Music Awards, o VMA, prêmio para o que de melhor foi feito em videoclipes durante o período de um ano. A cantora ainda fez história uma segunda vez, se tornando a primeira brasileira a se apresentar durante a premiação, com o hit vencedor Envolver e uma performance de Movimento da sanfoninha, um funk que dança em todos os shows. Ela havia sido a primeira artista do país a subir ao palco do evento no ano passado, porém o show não foi televisionado, apenas os convidados assistiram.

Anitta saiu vencedora da categoria Melhor música latina, uma das mais disputadas da noite. Ela despachou nomes do calibre de Bad Bunny, vencedor de Artista do ano da atual premiação; J Balvin, em uma parceria com o Dj de dubstep Skrillex; a lenda do reggaeton, Daddy Yankee; e os populares Farruko, Karol G e Becky G. No discurso da vitória, Anitta aproveitou para falar sobre a importância do funk, foco de muito preconceito historicamente no Brasil, ter subido no palco de uma premiação com esta relevância internacional. Em discurso emocionado, e completamente em inglês, ela falou muito sobre a honra de representar o Brasil em um feito tão notável.

O feito é inegavelmente único e especial para todos os fãs da cantora que acompanham Larissa de Macedo Machado, nome de batismo de Anitta, desde os bailes funks do Rio de Janeiro até os palcos internacionais. Contudo, para a artista, o astronauta prateado do VMA é fruto de um trabalho duro de internacionalização do próprio nome e marca. Um processo que pode ter sido planejado antes, mas teve a largada para o mundo quando Anitta canta Isso aqui é o que é ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil, em frente a 78 mil espectadores no Maracanã e milhões assistindo pelo o mundo em transmissões televisivas, na abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Para um estrangeiro, Anitta é um fenômeno momentâneo. Uma mulher brasileira que chegou ao topo das paradas de streaming com Envolver, e que teve um estouro seguindo a popularização recente dos ritmos latinos pelo mundo. Contudo, a trajetória da cantora foi construída com cada degrau pensado. Há mais de cinco anos, a artista voltou os olhos e as energias para o mercado internacional. Apesar de continuar cantando em português também, o esforço era para penetrar o concorrido mercado do pop com canções em inglês e espanhol.

De 2016 até 2022, foram dois álbuns que misturavam as três línguas que a cantora domina, Kisses (2019) e Versions of me (2022), além de mais de 10 singles independentes, cantados em inglês e espanhol. As colaborações com artistas internacionais também foram um caminho para que fosse conhecida fora do país.

Anitta investiu em nomes menos badalados como Maejor, Poo Bear e TINI, passou por figurões do reggaeton como Daddy Yankee e J Balvin e chegou a nomes de relevância inegável internacionalmente, o caso de Snoop Dogg, Cardi B, Black Eyed Peas e Khalid. Mais recentemente chegou a lendas como Missy Elliott e o incrível feito de Madonna cantar em português na faixa Faz gostoso. Ela ainda entrou na trilha sonora dos longas Ugly dolls e Velozes e furiosos 9.

Aos poucos, a longa estrada foi abrindo brechas para que Anitta atingisse os espectadores estrangeiros. Apresentações em programas norte-americanos, os chamados late shows, em que mais recentemente chegou a ser entrevistada por Jimmy Fallon. Músicas como Boys dont’t cry e Girl of Rio chegaram às paradas dos Estados Unidos e chamaram atenção de grandes nomes da música. Também foi convidada duas vezes ao Met Gala, maior baile beneficente de celebridades dos EUA.

Os shows foram cada vez mais para fora do Brasil. Apesar de não ser atriz, Anitta investiu também na carreira audiovisual. Ela lançou duas séries documentais em parceria com a Netflix, Vai Anitta, em 2018, e Anitta: made in Honório, de 2020. Em colaboração com a Skol Beats, fez um reality show de relacionamentos para solteiros, Ilhados com Beats, também durante a pandemia. Em 2022, fez uma participação sem falas no videoclipe de First class de Jack Harlow, canção vencedora da categoria Música do verão no atual VMA.

Todo esse crescimento, no entanto, só foi possível por conta de uma intensa presença nas redes sociais. A cantora está o tempo todo interagindo com fãs e amigos no Instagram, Twitter e mais recentemente no TikTok, com o desafio em que fãs e famosos dançavam Envolver. Durante a pandemia também fez uma série de lives com convidados em que aprendia sobre as instituições brasileiras e política. A visão política também é tema, já tendo se envolvido em problemas com o Presidente Jair Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro. Próximo do período eleitoral, ela também anunciou apoio público a Luiz Inácio Lula da Silva na candidatura para presidente. Ela usou o Instagram para agradecer o carinho dos fãs na última segunda. Chorando de emoção, falou em inglês o quanto era importante a conquista para ela e o quanto os fãs foram essenciais nisso.

O VMA é uma grande conquista, mas parece ser apenas o começo. Com quase 10 anos de carreira, Anitta parece ter chegado ao topo do mundo, onde quer apresentar o poder que usou para conquistar o Brasil, dessa vez para dominar o mundo.


Envolvendo o planeta

Abertura olimpíadas (2016): Durante a abertura das Olimpíadas de 2016, no Rio, Anitta cantou, ao lado de Caetano e Gil, as canções Isso aqui é o que é e Sandália de prata. Na época, a cantora foi duramente criticada por não ser considerada uma boa escolha para o número.

Projeto Checkmate (2017): Considerado um dos projetos mais audaciosos da cantora, por dar largada a internacionalização de sua carreira, o Projeto Checkmate reúne as faixas Will i see you feat Poo Bear, Is that for me, parceria com Alesso, Dowtown, com J Balvin, que ganhou divulgação no telão da Times Square, e Vai malandra, com Mc Zaac, Maejor ft. Tropkillaz & DJ Yuri Martins. Feat. de Cardi B & Myke Towers (2020): Em parceria com a rapper Cardi B, que é considerada por Anitta como “a melhor pessoa de todos os tempos”, a música Me gusta também ganhou um videoclipe, gravado em Salvador, na Bahia e foi apresentado no programa The tonight show, comandado por Jimmy Fallon. Show Coachella (2022): Primeira artista solo a subir no palco do maior festival dos Estados Unidos, Anitta foi exaltada pela mídia norte-americana. Segundo o LA Times o show “trouxe um gostinho do Rio para o palco do Coachella”.
VMA (2022): Anitta é a primeira artista brasileira a ganhar um prêmio no VMA. A cantora levou para casa o troféu da categoria “Melhor Clipe latino”, com a música Envolver, que colocou a cantora no Guinness World Records, como primeira artista latina solo a alcançar o primeiro lugar no Spotify.


Abertura olimpíadas (2016): Durante a abertura das Olimpíadas de 2016, no Rio, Anitta cantou, ao lado de Caetano e Gil, as canções Isso aqui é o que é e Sandália de prata. Na época, a cantora foi duramente criticada por não ser considerada uma boa escolha para o número.

Projeto Checkmate (2017): Considerado um dos projetos mais audaciosos da cantora, por dar largada a internacionalização de sua carreira, o Projeto Checkmate reúne as faixas Will i see you feat Poo Bear, Is that for me, parceria com Alesso, Dowtown, com J Balvin, que ganhou divulgação no telão da Times Square, e Vai malandra, com Mc Zaac, Maejor ft. Tropkillaz & DJ Yuri Martins. Feat. de Cardi B & Myke Towers (2020): Em parceria com a rapper Cardi B, que é considerada por Anitta como "a melhor pessoa de todos os tempos", a música Me gusta também ganhou um videoclipe, gravado em Salvador, na Bahia e foi apresentado no programa The tonight show, comandado por Jimmy Fallon. Show Coachella (2022): Primeira artista solo a subir no palco do maior festival dos Estados Unidos, Anitta foi exaltada pela mídia norte-americana. Segundo o LA Times o show "trouxe um gostinho do Rio para o palco do Coachella".

VMA (2022): Anitta é a primeira artista brasileira a ganhar um prêmio no VMA. A cantora levou para casa o troféu da categoria "Melhor Clipe latino", com a música Envolver, que colocou a cantora no Guinness World Records, como primeira artista latina solo a alcançar o primeiro lugar no Spotify.

TAGS: vma | envolver | brasil | anitta |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco