Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CULTURA POPULAR

Coco do Pai Note chega em sua 4ª edição com celebração no Centro Cultural Cambinda Estrela

Publicado em: 31/08/2022 16:44 | Atualizado em: 31/08/2022 19:49

 (Foto: Leonardo Calebi.)
Foto: Leonardo Calebi.
Neste sábado (3), a partir das 15h, acontecerá a celebração em homenagem ao Mestre Gavião Preto das Matas, com a presença do grupo autoral Coco dos Pretos, apresentação da banda Bom D+ e ainda participações de Juninho do Coco, Fernanda de Barú e Eldes Lima. O evento, de entrada gratuita, marcará a 4ª edição do Coco do Pai Note e ocorrerá no Centro Cultural Cambina Estrela (Rua Doutor Elias Gomes, bairro Campina do Barreto, Zona Norte do Recife), sede do Coco dos Pretos. 

No local, o grupo desenvolve um trabalho voltado para a construção sociocultural, preservando e propagando a cultura afrodescendente e afro-brasileira, e sua formação cultural está ligada ao Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, ao Maracatu Nação Cambinda Estrela e aos mestres e mestras griôs da comunidade de Chão de Estrelas e arredores, como Mumu, Waldemir, Zé Neguinho do Coco, Selma do Coco, entre outras referências musicais da cultura popular. O Coco dos Pretos também promove oficinas percussivas utilizando o coco como mote, trabalhando a expressão corporal (aulas de dança), teorias de canto (aulas de toadas de coco) e percussão (aulas de toques de coco) e abrangendo a linguagem do coco de roda, do samba de coco, do coco de praia e do coco de embolada. 

"Nós desconstruímos os preconceitos que existem para com os que fazem a prática do coco, da cultura popular e principalmente para com a cultura afro-brasileira. Nossas atividades são de inclusão social, englobando a cultura afrodescendente, questões políticas, educacionais e culturais", comenta o cantor e compositor do Coco dos Pretos, Adriano Santos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco