Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LANÇAMENTO

A história do espaço cultural Bcubico contada em livro

Publicado em: 29/08/2022 22:29

Local criado por Yann Beauvais e Edson Barraus, que funcionou no Recife entre 2011 e 2015, tem a trajetória apresentada em obra com lançamento nesta terça no Teatro do Parque (Divulgação)
Local criado por Yann Beauvais e Edson Barraus, que funcionou no Recife entre 2011 e 2015, tem a trajetória apresentada em obra com lançamento nesta terça no Teatro do Parque (Divulgação)

Reavivar e celebrar a trajetória de um equipamento cultural dedicado às imagens em movimento, que funcionou no Recife entre 2011 e 2015, é o propósito do livro-arquivo bcubico. Com organização de Edson Barrus e Yann Beauvais, a publicação reúne experiências e artistas do espaço e será lançada nesta terça-feira, às 18h30, no Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista). Aberta ao público, a programação conta com distribuição gratuita da versão impressa da obra e apresentação da vídeo-instalação Line describing a cone, de Anthony McCall, que trabalha abertamente com a dimensão háptica do cinema.
 
O livro trilíngue (português, inglês e francês) é gestado em torno da experiência do espaço Bcubico, criado por Barrus e Beauvais. A publicação tem por objetivo atestar a importância de uma experiência inédita no campo da exibição e compartilhamento de formas de arte contemporânea, questionando uma história comum dos espaços expositivos. O livro reúne textos de Ana Lira, Anthony McCall, Edson Barrus, eRikm, Jean-Michel Bouhours, Keith Sanborn, Malcom Le Grice, Matthias Müller, Nathalie Magnan, Peggy Ahwesh, Recombo, Ricardo Ruiz, Thomas Köner, Yann Beauvais e outros atores culturais. 

A obra conta com textos analíticos, reflexões e testemunhos, e transcrições de determinadas intervenções, entre as 17 exposições, 29 encontros e 110 palestras viabilizadas no espaço. “O livro é um projeto que pensamos para celebrar o laboratório que eu e o Edson criamos em 2011 no Recife. Eram exibidos filmes, ministrava-se cursos de cinema experimental, atividades pedagógicas de cinematografia, era uma relação com filmes, vídeos e arte digital”, explica Beauvais. “A publicação é um eco manifesto da dinâmica do espaço, como um campo de experiência, mas também um lugar de excelência em apresentações através de textos, depoimentos, histórias e fotos”, aponta Barrus.

Em 2021, o livro ganhou pré-lançamento em formato de live,  integrando a  programação do VII Festival Dobra - Festival Internacional de Cinema Experimental. A versão digital de bcubico está disponível gratuitamente no site bcubico.com.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco