Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TURMA DA MÔNICA

Sueli, de 9 anos, é a primeira personagem surda da Turma da Mônica

Publicado em: 03/05/2022 14:47

 (crédito: Divulgação/Insatagram)
crédito: Divulgação/Insatagram
Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, segue apostando em uma maior conjuntura de inclusão social e representatividade de Pessoas com Deficiência (PcD) há algum tempo. O personagem Luca é cadeirante, Dorinha é deficiente visual, Tati tem síndrome de Down e André é autista. Agora, a turminha tão amada pelos brasileiros acaba de ganhar uma portadora de deficiência auditiva.

Sueli, uma garotinha de 9 anos apaixonada por esportes, foi anunciada nas redes sociais Instituto Maurício de Sousa no início da 24ª Surdolimpíadas de Verão, realizada em Caxias do Sul (RS). O desejo de Maurício em criar uma personagem surda já era antigo, e o artista viu no evento esportivo a oportunidade perfeita para introduzir Sueli nos quadrinhos.

“A Turma da Mônica já apareceu em várias histórias se comunicando com Libras, e já fazia tempo que eu pensava em trazer uma personagem surda para fazer parte da turminha. O fato de as Surdolimpíadas acontecerem pela primeira vez no Brasil foi um ótimo incentivo para que a Sueli finalmente nascesse”, explicou o desenhista, em nota.

Com o intuito de enfatizar a importância da inclusão e acessibilidade, Sueli se comunicará em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) com os demais personagens nas historinhas, que abordarão aspectos e temas comuns da comunidade surda. Para elaborar a personagem e suas características, a Maurício de Sousa Produções contou com o apoio da organização das Surdolimpíadas e de professores da Derdic, instituição sem fins lucrativos, mantida pela Fundação São Paulo e vinculada academicamente à PUC São Paulo.

A 24ª edição das Surdolimpíadas de verão iniciou neste domingo (1) e vai até 15 de maio, sediada em Caxias do Sul. O evento esportivo irá receber atletas surdos de mais de 77 nacionalidades, que irão disputar diversas modalidades, sendo elas 20 masculinas e 18 femininas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco