Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Festival Virtuosi está de volta com concertos de música clássica presenciais

Publicado em: 11/05/2022 19:45

O Quarteto Boulanger é formado por instrumentistas de três países diferentes (Divulgação)
O Quarteto Boulanger é formado por instrumentistas de três países diferentes (Divulgação)

Após edições online nos últimos dois anos, o Virtuosi retoma sua programação anual de eventos de forma presencial, de hoje a sábado, sempre às 19h30, no Teatro Luiz Mendonça, localizado no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Com recitais gratuitos, a 14ª edição do evento terá grade essencialmente feminina, com instrumentistas da música de concerto. Em cada noite de apresentação, será possível conferir os trabalhos do Quarteto Boulanger, da harpista Cristina Braga e da pianista Maria Teresa Madeira. 

Falecido em outubro do ano passado, o maestro Rafael Garcia será homenageado no evento. Ele criou o Virtuosi ao lado da esposa, a pianista Ana Lúcia Altino. “Pela primeira vez e por causa da morte de Rafael, eu assumo a direção artística do festival e procurei enfatizar a instrumentista profissional mulher, encontrando grandes nomes da música clássica. Fiz questão de que todo cenário fosse feminino”, afirma Ana Lúcia. 

O Quarteto Boulanger é formado por instrumentistas de três países diferentes: a brasileira Flávia Motta (viola), as sérvia Jovana Trifunovic (violino) e Lina Radovanovic (violoncelo) e a japonesa e Ayumi Shigeta (piano). As quatro se juntaram no Brasil por meio da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. 

A harpista e cantora Cristina Braga tem sido a grande responsável pela divulgação de uma harpa brasileira de jazz no mundo. O trabalho mistura samba, choro e bossa e ela já tem 16 discos gravados e parcerias com Nara Leão, Zizi Possi, Lenine, Titãs, entre outros.

Maria Teresa Madeira também já se apresentou com alguns dos mais importantes artistas do país no gênero, como Paulo Sérgio Santos, Alceu Reis, Radegundis Feitosa, Carol McDavit, Rildo Hora, Maria Bragança, Léo Gandelman e Quinteto Villa-Lobos. 

MASTERCLASSES
O Virtuosi terá ainda uma série de masterclasses durante a manhã, também de amanhã a sábado, no Teatro Luiz Mendonça, com a presença de instrumentistas renomadas nas categorias de cordas e piano. As inscrições são gratuitas e feitas no site virtuosi.com.br.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Toalhas de Lula e Bolsonaro movimentam o comércio e dão o tom das eleições
Desemprego cai a 9,8% entre março e maio no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado federal Daniel Coelho e com a Dra. Magda Maruza
Grupo Diario de Pernambuco