Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

FILMES

O cinema chega forte em 2022: Confira o que vem por aí

Publicado em: 05/01/2022 07:00

 (Foto: Focus Features/Divulgação)
Foto: Focus Features/Divulgação
O cinema é uma das formas de entretenimento que mais gera expectativa no público desde sempre. Para 2022, a sétima arte prepara grandes estreias para todo tipo de espectador. Desde blockbusters como Jurassic World: domínio, até filmes de diretor como Nope, de Jordan Peele, The Northman, de Robert Eggers, e The Killers of the flower moon, de Martin Scorsese. A reportagem apresenta alguns dos principais filmes previstos para este ano.

Tristeza sem fim
Com estreia marcada para 3 de fevereiro, o novo filme do chileno Pablo Larraín, Spencer, é centrado na figura da princesa Diana antes da separação do príncipe Charles. O enredo se concentra nas festividades de fim de ano, e, no elenco, Jack Farthing se destaca, ao lado de Kristen Stewart, indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz.

Bem na fita
Num retorno de Guillermo del Toro (vencedor de muitos prêmios, há quatro anos, por A forma da água), o poder de manipulação de uma psiquiatra e um vigarista entram em jogo, na trama estrelada por Cate Blanchett e Bradley Cooper. Belfast, filme em preto e branco do diretor e ator Kenneth Branagh, retrata a classe trabalhadora dos anos 1960, com contornos autobiográficos e muita expectativa reservada nas premiações de 2022. Branagh, por sinal, promete dominar muito da cena de 2022 por trás e na frente das câmeras, com a adaptação de Morte no Nilo, saído dos escritos de Agatha Christie e, no qual, junto a Gal Gadot e Armie Hammer, o diretor e ator dá vida ao inspetor Hercule Poirot.

Campeões de ação
Animais fantásticos: os segredos de Dumbledore, previsto para chegar em 14 de abril, trará participação de Maria Fernanda Cãndido, roteiro de J.K. Rowling e Steve Kloves, e presença do astro Mads Mikkelsen (que substitui Johnny Depp). O mago das trevas, com retorno anunciado, dará trabalho para uma legião de bruxos destacados por Alvo Dumbledore (Jude Law). Com estreia em 14 de fevereiro, o novo filme de Ruben Fleischer (diretor de Venom) — Uncharted: Fora do mapa — trará o encontro de Tom Holland e Mark Wahlberg. Uma série de videogames dá chão para a história focada na perseguição de tesouros por parte de mercenários e exploradores da mítica El Dorado. Depois de Vingadores: Ultimato, os irmãos Joe e Anthony Russo, em The gray man, prometem reunir forças de elenco de peso integrado por Chris Evans, Ryan Gosling, Ana de Armas e Wagner Moura. No enredo, um agente da CIA que envereda para o crime travará inesperado contato com uma filha que desconhecia.

Astro multiplicado
Diretor de suprema confiança de Tom Cruise, Christopher McQuarrie estará à frente de Missão Impossível 7, previsto para chegar em 26 de maio nos cinemas, tendo Cruise, Simon Pegg e Vanessa Kirby no elenco. Cruise, que esteve entre as maiores bilheterias da história do cinema com Top Gun, há mais de 30 anos, voltará ainda ao personagem do piloto Maverick, sob a direção de Joseph Kosinski (Oblivion). A estreia de Top Gun: Maverick tem data prevista: 26 de maio.

Toque nacional
Primeiro filme nacional infantil em 3D, Pluft, o fantasminha foi comandado por Rosane Svartman e trará o brasiliense Juliano Cazarré na pele do famoso Pirata Perna de Pau. Sem data de estreia marcada, a fita terá Lola Belli como Maribel e Cleber Salgado na pele de Pluft. Também saído de Brasília, o diretor José Eduardo Belmonte comanda Alemão 2, em que as Unidades de Polícia Pacificadora se mostraram incapazes de conter os gigantes do tráfico. Atrás do chefão do tráfico Soldado (Digão Ribeiro), policiais civis (interpretados por Vladimir Brichta, Leandra Leal e Gabriel Leone) empreenderão uma missão secreta.

Um ano de heroísmo
Com a crença de que as salas de cinema terão cada vez menos restrições em 2022, os estúdios investiram em trazer alguns dos personagens mais queridos da cultura pop de volta às telonas. Dessa forma, os longas de super-heróis vão ser destaque no novo ano.

Marvel
A principal dona dos recordes de bilheteria nos anos recentes, a Marvel prepara mais um ano agitado, pois finalmente vai apresentar a linha narrativa que dará o tom para o futuro de seu Universo Cinematográfico (MCU). A começar por Doutor Estranho no Multiverso da loucura, que chega 5 de maio com Benedict Cumberbatch reprisando o papel, mas também com o retorno de Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) e Loki (Tom Hiddlestone) para uma aventura que envolverá várias dimensões do chamado multiverso. Outro filme que tratará de universos paralelos é Homem-Aranha através do aranhaverso — Parte 1, a segunda animação da franquia de Miles Morales, em que o protagonista, pela primeira vez, explorará o aranhaverso e conhecerá muitos outros Homens-Aranha. O longa estreia dia 3 de novembro.

Outros dois filmes marcam 2022, mas ainda não possuem muitas informações sobre o enredo: Thor: amor e trovão e Pantera negra: Wakanda forever. O primeiro marca a estreia de Natalie Portman no papel da Thor de Jane Foster e conta com as adições de Christian Bale como o vilão Gorr, o carniceiro dos deuses, e de Russell Crowe como a divindade mitológica grega, Zeus. O segundo é a passagem de bastão para um novo Pantera negra após a morte precoce do ator Chadwick Boseman. O filme ainda não tem um enredo fechado, mas rumores apontam para a apresentação de Atlantis e do herói Namor. A atriz Michaela Coel é adição no elenco. As produções chegam aos cinemas, respectivamente, nos dias 7 de julho e 10 de novembro.

DC
Após apenas quatro grandes lançamentos nos dois anos de pandemia, a DC decidiu tirar o tempo perdido no cinema e tem programados quatro novos títulos. O mais relevante deles talvez seja o primeiro a estrear no dia 3 de março. Batman vai ser mais uma mudança de intérprete do homem-morcego. Robert Pattinson assume a capa e precisa lidar com o crime de Gotham e com o tormento do vilão Charada, de Paul Dano. Outra estreia, aguardada para 3 de novembro é a de The Flash: o filme vai apresentar a viagem no tempo do universo DC e possibilidade de realidades paralelas, com a confirmação da volta Michael Keaton reprisando o papel do Batman, que não interpreta desde 1992.

Dois sucessos de bilheteria da produtora também terão novas histórias. Aquaman e o reino perdido chega dia 15 de dezembro com a volta de dos vilões Arraia Negra (Yahya Abdul-Mateen II), Orm, o Mestre dos Oceanos (Patrick Wilson), além dos coadjuvantes Mera (Amber Heard) e Vulko (Willem Dafoe). O enredo do longa ainda não foi divulgado. Outra produção prevista para 2022 é Adão Negro. Protagonizada por Dwayne "The Rock" Johnson, vai contar a origem do vilão marcante do Shazam.
TAGS: filmes | 2022 | cinema |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Supervacinada: Rafaela inaugura a fase da imunização de crianças contra a Covid no Recife
ONG acusa Bolsonaro de ameaçar a democracia no Brasil
Primeiro lote de vacinas pediátricas chega ao Brasil
Manhã na Clube: entrevista com a psicóloga Renata Sales
Grupo Diario de Pernambuco