Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Literatura

Cepe lança livro sobre os 20 anos da Fenearte

Publicado em: 07/12/2021 17:08

 (Divulgação/Seteq)
Divulgação/Seteq
A Feira Nacional de Negócios do Artesanato, conhecida como Fenearte, ganha livro que testemunha os seus vinte anos de trajetória. O título Fenearte: Duas décadas da maior feira de artesanato da América Latina foi produzido pela Cepe e marca a homenagem da editora ao evento. 

A obra foi escrita pela jornalista Sílvia Bessa e faz uma reconstituição histórica desde a primeira edição da feira, em 2000, a partir de pesquisas documentais, relatos orais e memorialistas obtidos através de mais de 50 entrevistas.

O lançamento acontece no dia 12 de dezembro, às 17h, no mezanino do Centro de Convenções de Pernambuco, quando também será aberta a exposição “O caminho do artesanato de Pernambuco”, que reúne fotos do livro assinadas por Fred Jordão. A mostra conta com o apoio cultural da Cepe.

O livro e a mostra serão apresentados ao público no ambiente da Fenearte, que em função da pandemia não foi realizada em 2019, mas ganha sua 21ª edição entre os dias 10 a 19 de dezembro. Presta homenagem ao Movimento Armorial, idealizado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna há 51 anos.

Com 186 páginas e cerca de 200 fotos, o livro conta com textos de apresentação assinados pelo governador Paulo Câmara, a primeira-dama, Ana Luíza Câmara, e a historiadora Adélia Borges. 

Traz depoimentos de artistas e artesãos pernambucanos que fazem parte da história da Fenearte ao longo de duas décadas. Analisa a relevância do artesanato para o presente e para o futuro, e mostra o quanto a feira inovou ao aliar o trabalho dos artesãos com arte, design e arquitetura. 

Outro aspecto importante refere-se ao incremento do turismo e à integração entre regiões do Brasil e outros países do mundo, o que ajudou a difundir os artistas e a diversidade da tipografia do Estado, do Cais ao Sertão.

Além do lançamento do livro sobre a história da Fenearte, a Cepe estará com estande no pavilhão de exposição do Centro de Convenções. A editora leva para a feira exemplares da revista Continente e mais de 300 títulos do seu catálogo, entre os quais livros de arte, gastronomia, fotografia, arquitetura e meio ambiente, HQs, crônicas e história de Pernambuco.

TAGS: cepe | fenearte | literatura |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco