Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

RECORDE

Venezuela entra no Guinness com 'maior orquestra do mundo'

Por: AFP

Publicado em: 22/11/2021 08:35

O país conseguiu reunir 12.000 músicos em um só espetáculo. Recorde anterior era da Rússia, com 8.000 músicos (Foto: Federico Parra/AFP)
O país conseguiu reunir 12.000 músicos em um só espetáculo. Recorde anterior era da Rússia, com 8.000 músicos (Foto: Federico Parra/AFP)
A Venezuela recebeu neste sábado (20) o registro do recorde no Guinness da "maior orquestra do mundo", após conseguir pôr em cena 12.000 músicos, que interpretaram a Marcha Eslava de Tchaikovsky.
 
A marca foi alcançada pelo Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela, um programa estatal fundado em 1975 pelo falecido maestro José Antonio Abreu, que deu acesso à educação musical a milhares de crianças de classes populares. A Rússia era a detentora do recorde anterior, de 2019, quando reuniu mais de 8.000 músicos.
 
"Posso confirmar que esta tentativa foi bem sucedida. Parabéns. Guinness World Record como a maior orquestra, vocês são oficialmente assombrosos", disse a encarregada de dar o veredicto em um telão durante um ato na sede do "Sistema", como é usualmente conhecido.
 
A tentativa de registrar o recorde foi feita no sábado passado no pátio da Academia Militar da Venezuela, em Caracas.
 
Cerca de 12.000 músicos venezuelanos, de crianças de 12 anos a adultos integrantes da principal orquestra do país, a Simón Bolívar, interpretaram a Marcha Eslava, regidos pelo maestro Andrés Ascanio, de 34 anos.
 
"É uma façanha, não só do Sistema, mas do país", disse, em meio a aplausos, Eduardo Méndez, diretor deste programa, do qual participam um milhão de membros de todo o país.
 
 (Foto: Federico Parra/AFP)
Foto: Federico Parra/AFP
 
 
A Venezuela acumula outros recordes no Guinness, entre as quais belezas naturais como a Salto Ángel, a cachoeira mais alta do mundo, ou o chamado "Relâmpago do Catatumbo", o local com maior quantidade de tempestades elétricas no planeta.
 
Também detém os títulos do maior teleférico do mundo, dos maiores arepa e pão de presunto, comidas típicas venezuelanas, e até as cinco coroas no Miss Mundo são um recorde neste país exportador de misses.
 
"O Sistema", que foi replicado por dezenas de países, é berço de expoentes como Gustavo Dudamel, diretor musical da Ópera de Paris e da Filarmônica de Los Angeles, que enviou seus cumprimentos através de um vídeo publicado nas redes sociais.
 
A obra de Piotr Ilich Tchaikovsky, composta em 1876 como um hino para inspirar os soldados russos e sérvios na guerra com a Turquia, foi a terceira do programa de oito peças executadas no concerto de 13 de novembro.
 
"O Sistema" já tinha reunido mais de 10.000 músicos para homenagear o maestro Abreu por seu falecimento. Na ocasião, foi impossível certificar o recorde devido aos prazos e à documentação exigidos pelo Guinness.
 
Presente na cerimônia para celebrar o recorde, o embaixador russo na Venezuela, Serguei Melik-Bagdasarov, parabenizou o país por sua vitória "digna".
 
"Sabemos todos que o recorde anterior pertencia à Rússia. Agora o feito é seu, mas compartilhamos esta vitória com prazer", declarou o diplomata no ato transmitido pela TV estatal.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco