Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

DOCUMENTÁRIO

'The Beatles: Get Back' traz olhar positivo sobre últimos momentos da banda

Por: AFP

Publicado em: 26/11/2021 09:36

 (Foto: Disney /Divulgação)
Foto: Disney /Divulgação
Apesar das tensões e da separação que se avizinhava, os Beatles foram capazes de criar e se divertir até o fim: com sua nova série documental, o cineasta Peter Jackson dissipa os mitos sobre os quatro “fabulosos” de Liverpool, oferecendo um olhar positivo sobre os últimos momentos de intimidade da banda.
 
The Beatles: Get back segue John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr em janeiro de 1969, preparando-se para seu primeiro show em mais de dois anos. Os Beatles estavam, então, envolvidos na composição e gravação de 14 novas canções, mas só tinham três semanas para fazê-lo - prazo que parecia impossível de cumprir.
 
LET IT BE
Aqueles momentos intensos e difíceis foram imortalizados pelo diretor britânico Michael Lindsay-Hogg. As imagens resultaram no filme Let it be, de 1970, ano em que os Beatles formalizaram sua separação. O documentário insistiu nas tensões entre os quatro artistas, suas disputas e desavenças criativas, marcando de forma duradoura a memória dos fãs.
 
Admirador dos Beatles, Peter Jackson (da trilogia O senhor dos anéis), ganhador de vários prêmios Oscar, queria ir além da visão negativa de um grupo ressentido e perto do fim. “De qualquer forma, o melhor de nós sempre foi e sempre será quando estivemos contra a parede”, diz Paul McCartney na série The Beatles: Get back, que estreou nesta quinta-feira (25), na plataforma em streaming Disney+.
 
 
A trilogia mostra pela primeira vez na íntegra o show de 40 minutos que os Beatles fizeram no terraço do edifício de sua gravadora em Savile Row, no coração de Londres. Foi a última apresentação do grupo britânico em público.
 
Para desenterrar essas pérolas, Peter Jackson mergulhou em 60 horas de arquivos de vídeo, que permaneceram trancados por décadas, e assinou uma série documental que enfatiza a cumplicidade e alegria de viver dos Beatles.
 
“Sempre houve a ideia equivocada de que o meu pai foi o responsável pelo rompimento dos Beatles, mas não foi assim e pode-se ver isso claramente nas imagens”, diz Stella McCartney, filha de Paul. “Ele aparece tentando desesperadamente que funcionasse, que sua irmandade se mantivesse intacta”, acrescenta a estilista, destacando que Paul McCartney “ficou inconsolável” após a separação.
 
MODA
Stella McCartney, que lançou coleção limitada de roupas inspirada na estética da banda naquele momento, conta que assistiu à nova trilogia documental como “filha dos Beatles”, mas também como fã. “Você olha e diz: 'Esta é a melhor banda do mundo, a melhor música, estas são as pessoas mais cool'”. 
 
Para ela, os Beatles “encarnaram o movimento cultural por uma mudança positiva que continua influenciando milhões de pessoas em todo o mundo.” “Tudo o que você precisa é de amor, 'Unam-se'”, diz ela, citando estrofes das canções dos Beatles. “É sua música, são suas letras.”
 
A estilista também enfatiza o impacto dos “Fab Four” sobre a moda. “Quando vejo os Beatles, sempre me surpreende a quantidade de estilos que eles exibiram em tão pouco tempo, com momentos icônicos. Se você pega o (álbum) Sargent Pepper's, sabe exatamente o que eles vestiam naquele momento”, explica.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco