Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LIVRO

'O que é estratégia': Silvio Meira, do Cesar, fala sobre transformações em seu novo livro

Publicado em: 23/11/2021 10:00

 (Leo Caldas / Divulgação)
Leo Caldas / Divulgação
O cientista e doutor em ciência da computação Silvio Meira apresenta ao público, de forma presencial, seu mais novo livro “O QUE É ESTRATÉGIA” (Editora Paradoxum), no próximo dia 24, a partir das 17h, na Livraria Jaqueira do Porto Digital, no Paço Alfândega, no Recife Antigo. O encontro, que contará com a participação do jornalista Afonso Borges, do canal Sempre Um Papo, terá também transmissão pela internet no canal da Cesar.School, no Youtube.

Pesquisador irrequieto, Meira tem dedicado os últimos anos a dissecar o termo “transformação estratégica”. Sua incursão é cercada de referências científicas, mercadológicas e empíricas.  Tanto na versão eletrônica quanto na impressa, quem adquirir o livro poderá participar de discussões diretamente com o autor e outros leitores por meio da plataforma strateegia.digital, da TDS.company, empresa da qual Sílvio é o cientista-chefe. 

Se para muitos falar em estratégia pode soar um tanto subjetivo, Meira busca nas suas palestras, apresentações e textos trazer o tema para o mundo real, tangível, palpável, de modo a abrir um canal de diálogo que vá além da academia e dos “boards” das grandes corporações, em algumas das quais ele mesmo é integrante de conselhos de administração. 

Meira costuma usar um exemplo da corrida espacial, no começo da década de 1960, para “quebrar o gelo” sobre o tema. “Quando Kennedy, em 1961, definiu que os americanos seriam os primeiros a chegar à Lua, não existia nem projeto da NASA. No entanto, oito anos depois esse objetivo foi alcançado”, exemplifica o professor Silvio Meira. 

“Naquele momento, pousar na lua era só uma aspiração. Mas tornou-se realidade a partir do momento em que se traçou estratégias, que nada mais são que o processo de transformação de aspirações em capacidades; capacidades, é bom que se diga, são as competências, habilidades e recursos para executar o que desejamos”, detalha.

Mas a abordagem no livro, que está disponível no formato ebook na Amazon desde final setembro, é bem mais densa e complexa. “E é assim de propósito”, provoca. “A ideia é fazer com que as pessoas mergulhem em profundidade. Se sintam desafiadas a estudar mais sobre a questão no próprio livro e a partir dele e aqueles que desejarem na plataforma strateegia.digital”, complementa. 

TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS  - Logo de saída, ao contextualizar o seu trabalho, o professor avisa: “Este texto está num estilo que referencia e homenageia Ludwig Wittgenstein nos 100 anos da primeira publicação do Tractatus Logico-Philosophicus [TLP, no Annalen der Naturphilosophie, Leipzig, 1921], sem ter qualquer pretensão à consistência e precisão sintática e semântica da sua inspiração”. O Tratado Lógico-Filosófico  é uma referência inicial que, somada a tantas outras, ajudam a entender o quanto uma boa estratégia é necessária para sobrevivência dos negócios. “Sem isso, qualquer empresa é uma forte candidata a ser mais uma no imenso cemitério de CNPJs que tanto assombra gestores país e mundo a fora”, provoca.

Apesar de a pergunta com 19 caracteres que remete ao título do livro ser bem objetiva (o que é estratégia?), as respostas são complexas e preencheriam centenas de milhares de páginas de muitas milhares de publicações. “Em ’O QUE É ESTRATÉGIA?’ eu tento, em apenas 21 tópicos, criar uma possível resposta que, se tratada como um código, pode ser usada efetivamente por qualquer instituição ou empresa, em qualquer contexto, para criar estratégias verdadeiramente transformadoras”, avisa Silvio Meira.

Nascido em 1955 em Taperoá, na Paraíba, Silvio Meira é professor extraordinário da cesar.school e professor emérito do Centro de Informática da UFPE, no Recife. É um dos fundadores do CESAR, do Porto Digital, onde preside o Conselho de Administração. Também é cientista-chefe da Digital Strategy Company e membro dos conselhos da CI&T, MAGALU, MRV, BBCE e TEMPEST, além de batuqueiro de maracatu. Silvio Meira é graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1977), mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1981) e doutor em Ciência da Computação - University of Kent at Canterbury (1985). 

O professor assina mais de trezentos artigos científicos e muitas centenas de textos sobre tecnologias da informação e seu impacto na economia, sociedade, negócios e pessoas. Também é autor do livro NOVOS NEGÓCIOS INOVADORES DE CRESCIMENTO EMPREEN-DEDOR NO BRASIL, publicado pela casa da palavra em outubro de 2013. Meira já supervisionou quase 150 teses e dissertações de PhD e MSc.

SERVIÇO:
O QUE É ESTRATÉGIA, de Silvio Meira.
Disponível na Amazon, em https://amzn.to/2ZiQv7l
Versão impressa disponível em: https://paradoxum.org/estrategia
Link para transmissão: https://www.youtube.com/c/CESARSchool

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco