Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LUTO

Morre Geraldo Pinho, programador do Cinema São Luiz, aos 70 anos

Publicado em: 09/11/2021 11:41 | Atualizado em: 09/11/2021 12:23

 (Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A Press)
Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A Press
Pernambuco perdeu na manhã desta terça-feira (9) um dos seus maiores nomes da cena audiovisual de rua, Geraldo Pinho, aos 70 anos. O cineasta, fotógrafo, gerente e programador faleceu em casa, mas ainda não teve a causa da morte revelada. O velório acontece nesta quarta (10), a partir das 8h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. O corpo será cremado no local, às 14h.
 
Geraldo Pinho foi gestor do Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (Mispe), além de programador do Cineteatro do Parque durante os anos 90. Desde 2009, quando o Cinema São Luiz foi reinaugurado pelo Governo do Estado, Geraldo participou da seleção dos filmes que eram exibidos na sala, permanecendo na função de programador do São Luiz até sua morte.
 
O presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, comentou sobre a importância da presença e do trabalho de Geraldo Pinho para o São Luiz. "Ele sempre foi nossa referência, entendia muito da parte técnica de como operar um cinema, além de ser um profundo conhecedor da produção audiovisual do Brasil e ser um importante interlocutor de quem fazia parte da cadeia produtiva do cinema. Lamento demais sua morte e expresso meu pesar aos familiares. Sou muito grato pelo tempo que ele dedicou, não só ao cinema como à cultura pernambucana".
 
Em nota divulgada pela Secult-PE, o secretário Estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, afirma que “Geraldo Pinho foi um incansável trabalhador da gestão pública da área de Cultura do Estado e o sucesso de público no São Luiz mostra sua dedicação e esforço para sempre dar a melhor programação que o cinema poderia exibir. Desejo todo conforto aos familiares".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Erupção de vulcão na ilha de Java deixou 34 mortos
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT/PE), Almir Mattias e Renata Berenguer
Laboratório anuncia teste para diferenciar o coronavírus da gripe A e B
Manhã na Clube: entrevistas com Alberto Feitosa (PSC), Márcia Horowitz e Andreia Rodrigues
Grupo Diario de Pernambuco