Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LEILÃO

Lendário roteiro gráfico de Duna de Jodorowsky vai a leilão

Por: AFP

Publicado em: 20/11/2021 12:31

O filme nunca realizado foi uma das maiores pré-produções da história do cinema (Foto: Alain Jocard/ AFP)
O filme nunca realizado foi uma das maiores pré-produções da história do cinema (Foto: Alain Jocard/ AFP)
O lendário "storyboard" de Duna criado pelo franco-chileno Alejandro Jodorowsky, um projeto faraônico que teria a participação de Salvador Dalí ou de Mick Jagger, vai a leilão em Paris, na segunda-feira (22). 
 
É uma obra volumosa de meados da década de 1970, "estimada em entre 25.000 e 35.000 euros" (entre US$ 28.000 e US$ 39.000), de acordo com a casa Christie's, que organiza a venda. O objeto em questão é um roteiro detalhado com imagens do que o filme deveria ter sido. 
 
Os desenhos foram assinados por uma estrela francesa dos quadrinhos, Moebius (Jean Giraud, falecido em 2012), e pelo ilustrador suíço Giger (falecido em 2014), que depois criaria a criatura do filme Alien (1979). 
 
Ambos eram os supostos diretores artísticos deste filme sobre um monumento da ficção científica. Duna (Dune, no original) é uma série de livros deste gênero escrita pelo americano Frank Herbert, em 1965. 
 
O diretor de cinema David Lynch levou o projeto às telas em 1984, com muito esforço e pouca bilheteria. Uma maldição parecia pesar sobre esta enorme saga, até que o canadense Denis Villeneuve voltou a assumir o risco em 2021, com grande sucesso de bilheteria.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco