Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

JUSTIÇA

Julgamento de ator argentino acusado de estuprar a atriz Thelma Fardín começa no Brasil

Por: AFP

Publicado em: 30/11/2021 18:01 | Atualizado em: 30/11/2021 18:05

 (Foto: JUAN MABROMATA / AFP
)
Foto: JUAN MABROMATA / AFP
O julgamento do ator argentino Juan Darthés, acusado de estuprar a atriz Thelma Fardín, da mesma nacionalidade, durante uma turnê em Manágua em 2009, começou nesta terça-feira (30) no Brasil, onde o artista reside desde que foi acusado em 2018. 

Uma fonte da Justiça Federal de São Paulo confirmou à AFP que o julgamento em primeira instância deste caso, sob sigilo, deveria começar com os depoimentos de testemunhas em audiência virtual que poderia durar até quarta-feira. 

O caso, no qual colaboram as justiças brasileira, argentina e nicaraguense, causou forte comoção na Argentina. 

A atriz de 29 anos testemunhou nesta terça-feira na Unidade Fiscal de Violência contra a Mulher (UFEM), em Buenos Aires. 

Em dezembro de 2018, Fardín denunciou ao Ministério Público da Nicarágua que Juan Darthés (57), de nome artístico Juan Pacífico Dabul, a estuprou em um quarto de hotel em maio de 2009 em Manágua, quando o elenco fazia uma turnê pela popular série de televisão "Patinho feio". 

Um ano depois, o Ministério Público da Nicarágua acusou o ator - que também tem nacionalidade brasileira - de estuprar Fardín em um hotel em Manágua, "aproveitando-se da confiança devido ao trabalho e da diferença de idade". 

Quando os fatos ocorreram, a atriz tinha 16 anos e o ator 45. A Constituição brasileira não permite a extradição de nacionais, mas o Código Penal permite o julgamento de brasileiros em seu território por crimes cometidos no exterior. Em abril de 2021, o Ministério Público de São Paulo apresentou a denúncia que foi aceita pelo Judiciário.

"Chego ao julgamento cansada, mas também com a certeza de que é onde eu devo estar e aonde queremos que cheguem todos os casos como o meu: a um julgamento. De todas as vezes que eu tive que contar minha história e reviver o que aconteceu comigo, essa é a que terá maior impacto coletivo", declarou a atriz ao site de notícias UOL. 

Nas poucas vezes em que discutiu o caso, Darthés rejeitou as acusações contra ele. 

O coletivo Actrices Argentinas, que impulsionou o julgamento, leu nesta terça-feira um manifesto em apoio a Fardín em frente à UFEM, onde também devem depor as atrizes Calu Rivero e Anita Co, que denunciaram Darthés por assédio e abuso sexual. 

“Estamos juntas novamente para abraçar Thelma, pedir que seu agressor seja condenado e reafirmar que apesar de todos os obstáculos, este é um caminho que não tem volta para mulheres e dissidentes na América Latina”, diz o manifesto.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco