Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

STREAMING

Itaú Cultural Play exibe gratuitamente programação da 7ª Mostra Ciranda de Filmes

Publicado em: 26/11/2021 10:37

O curta documental 'Entremarés' é o representante de Pernambuco da mostra focada em educação (Foto: Itaú Cultural Play/Divulgação)
O curta documental 'Entremarés' é o representante de Pernambuco da mostra focada em educação (Foto: Itaú Cultural Play/Divulgação)
Voltada inteiramente para o cinema nacional, a plataforma de streaming Itaú Cultural Play foi escolhida para exibir a programação da 7ª Mostra Ciranda de Filmes, focada no tema da educação e tendo como homenageado o educador Paulo Freire, em seu ano de centenário. Serão 19 produções ao todo, que podem ser acessadas gratuitamente a partir desta sexta (26) até o dia 10 de dezembro pelo site e nos dispositivos Android e IOS.
 
Entre as obras, o renomado longa-metragem Central do Brasil, de Walter Salles, é exibido excepcionalmente por 24h entre os dias 4 e 5 de dezembro. O longa-metragem conquistou o Urso de Ouro do Festival de Berlim, um dos mais importantes prêmios de cinema do mundo, e foi indicado ao Oscar em 1999, pelas categorias Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro.
 
O representante pernambucano é Entremarés (2018), de Anna Andrade. O curta documental acompanha um grupo de mulheres da Ilha de Deus, no Recife, que depende da pesca e desse ecossistema para sobreviver.
 
Paulo Freire
Três documentários abordam as nuances da educação brasileira da atualidade, retratando e refletindo sobre os desafios e as ações deixadas por Freire. São eles:  Pro dia nascer feliz e Atravessa a vida, ambos de João Jardim, e o mais recente lançamento de Alexandre Carvalho: A quem interessa a ignorância?
 
Outros destaques
Destacam-se também Filho de boi, novo filme de Haroldo Borges; a poesia imagética em forma de animação em O menino que engoliu o sol, de Patricia Alves Dias, e os documentários Chão, de Camila Freita, e Meu nome é Daniel, dirigido por Daniel Gonçalves.
 
A seleção disponível na plataforma tem ainda Yaõkwá: imagem e memória, documentário indígena de Rita Carelli e Vincent Carelli; Você não sabia de mim, do diretor Alan Minas, Mutum, de Sandra Kogut e Infância falada, da dupla Hermílio Santos e Kamila Almeida.
 
Mostra Ciranda de Filmes
A Ciranda nasceu em 2014 como a primeira Mostra de Cinema focada em educação e infância do Brasil. Correalizado pelo Alana, Circuito Cinearte e Aiuê Produtora de Conteúdo, o evento, que contou com o patrocínio Itaú Cultural em sua segunda edição, em 2015, exibe gratuitamente produções cinematográficas, promove rodas de conversa, vivências lúdicas e oficinas cinematográficas. Toda sua programação tem três temas como fio condutor: famílias, relação criança e natureza e protagonismo infantil.
 
SERVIÇO:
Itaú Cultural Play – Mostra Ciranda de Filmes
Quando: De 26 de novembro a 10 de dezembro
Onde: na plataforma www.itauculturalplay.com.br
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco