Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Música

Fundaj lança Semana da Música com programação virtual

Publicado em: 25/11/2021 16:40

 (Divulgação)
Divulgação
A Fundação Joaquim Nabuco realiza a sua primeira Semana da Música, com atividades marcadas para o próximo fim de semana, 26 e 27 de novembro. A transmissão será pelo YouTube da Fundaj. 

A Fundaj trouxe importantes ações voltadas ao segmento musical durante o ano, entre palestras e debates que giram em torno das mais diversas formas de se pensar e fazer música. A fonoteca da Instituição, a maior do norte-nordeste, será tema da palestra de abertura, realizada por Renato Phaelante, um dos idealizadores do projeto, e Lino Madureira, chefe do Centro de Documentação da Fundaj. 

O acervo foi fundado em 1981 e conta com cerca de 16 mil discos de 78 rotações, 6 mil LPs, 3 mil fitas K7, 4 mil CDs, além de materiais como igualmente importantes como peças gráficas e encartes.

No mesmo dia da abertura, o ritmo pernambucano e carnavalesco será o centro da discussão no debate “A influência do frevo na identidade cultural do povo pernambucano”, com Ciema Mello, antropóloga do Museu do Homem do Nordeste e o historiador Leonardo Dantas, com mediação de José Teles, jornalista da área de cultura. Já no sábado, será realizado o debate Ensino e prática de música nas escolas, com mediação de Edna Silva, Coordenadora de Ações Educativas e Comunitárias do Museu do Homem do Nordeste e participação dos educadores Bruno César (Tio Bruninho), Clenio Lima e José Amaro. A programação será encerrada com a apresentação do grupo musical Pife Urbano.

A Semana da Música acaba por celebrar um ano de importantes iniciativas da Fundaj para o cenário musical, incluindo o já citado Concurso Nordestino do Frevo, o encerramento de mais um ciclo no processo de digitalização da fonoteca, além da disponibilização virtual de materiais audiovisuais como o documentário a Poesia de Edgard Moraes. 

Semana da Música

26 de novembro

17h às 18h
Palestra: A importância do acervo fonográfico da Fundaj para a memória da música pernambucana
Palestrante: Renato Phaelante - ex-coordenador da Fonoteca da Fundaj 
Mediador: Lino Madureira - chefe do Centro de Documentação da Fundaj 

18h15 às 19h15
Debate: A influência do frevo na identidade cultural do povo pernambucano
Debatedores: Leonardo Dantas, historiador, Ciema Mello, antropóloga do Museu do Homem do Nordeste, e maestro Marco Cesar 
Mediador: José Teles, jornalista da área de cultura

27 de novembro

10h às 11h
Debate: Ensino e prática de música nas escolas
Debatedores: Bruno César (Tio Bruninho), Clenio Lima e José Amaro, educadores musicais
Mediadora: Edna Silva - Coordenadora de Ações Educativas e Comunitárias do Museu do Homem do Nordeste

11h30 às 12h
Apresentação de encerramento
Pife Urbano
TAGS: lives | música | fundaj |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco