Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

FESTIVAL

Festival infantil Brincando na Praça começa no dia 19 de novembro

Publicado em: 08/11/2021 13:59

 (Divulgação)
Divulgação
Reunindo atrações de diversas áreas, como teatro, dança, oficinas e intervenções, o Festival Brincando na Praça chega à terceira edição. O evento acontece de 19 a 29 de novembro com transmissão online e gratuita.

Durante os oito encontros, promete seguir levando cultura, arte e entretenimento à população. Além disso, boa parte dos espetáculos versam sobre temas urgentes da sociedade, como alimentação saudável, sustentabilidade, economia circular, diversidade, direitos humanos, equidade racial e combate à desinformação/fake news.

Ao todo, 26 atrações se apresentam em encontros lúdicos, comandados pela mestre de cerimônias Palhaça Rubra, sempre acompanhada do Pelanca.


Com mais de 10 anos de história, uma das atrações confirmadas é o Grupo Triii, que mistura música, brincadeiras e performances em um show aconchegante, lúdico e caloroso - com vozes, violão, ukulele, banjo e instrumentos de percussão como panela, chocalho e vassourinha. No repertório, além dos sucessos “A E I O U” e “Pão Pão Pão”, a criançada também poderá cantar as músicas “Vai Começar”, “Xote da Dona Ema”, “Corujinha” e “Purê”, entre outras.

Outro destaque na programação é o Grupo Rosas Periféricas, que marca presença com o espetáculo "Ladeira das Crianças - TeatroFunk". Com uma pesquisa centrada no teatro de rua, esta peça é fruto da adaptação das obras literárias “O Pote Mágico” e “Amanhecer Esmeralda”, do expoente da literatura marginal-periférica, o escritor Ferréz. Além da adaptação dos livros para a dramaturgia, o espetáculo é recheado com memórias dos integrantes do grupo e narrativas atuais de crianças que vivem nas bordas da cidade. O resultado é uma narrativa ficcional e documental ao mesmo tempo - com um parceiro na linguagem musical: o funk.


Em celebração às culturas urbanas, o Grupo Unity Warriors traz para o Brincando na Praça uma boa dose de hip-hop: tanto no espetáculo "MANOfestAÇÃO" quanto na Oficina de Danças Urbanas, a ideia é levar aos espectadores mais conteúdo e ensinamentos práticos sobre a dança breaking, além de utilizar a movimentação do corpo como ferramenta de educação.

Outros temas relevantes estão presentes nos espetáculos "Ciranda de Retina e Cristalino", da Companhia Dança Sem Fronteiras, que traz à cena personagens com baixa visão para expor as nuances do olhar, do ver e do não ver; "Água Doce", da Cia da Tribo, que utiliza do folclore brasileiro para tratar da sustentabilidade e da relação do homem com os rios; "Emaranhada - O Vessero de Mavi", no qual a atriz Amarilis Irani protagoniza uma saga de empoderamento feminino; e a Trupe Liuds que, com a peça "Rádio Paranóia", questiona as relações com a mídia e como esta afeta decisões e escolhas.

As duas edições anteriores do projeto receberam 56 atrações artísticas distribuídas em 13 programas multiculturais. O festival Brincando na Praça já soma cerca de 150 mil espectadores e se prepara para chegar ainda mais longe com a terceira edição.

Esta edição do Brincando na Praça é realizada pela Muda Cultural, com patrocínio do Facebook e da VR Benefícios, por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Pro-Mac.

" Mais diversão, mais imaginação, mais alegria na vida de crianças, de adultos, da família. A VR vai muito além de benefícios, priorizando sempre as pessoas. É uma grande felicidade poder patrocinar a 3a Edição do Festival Brincando na Praça e dar mais sorrisos para todo o Brasil.” afirma Paulo Roberto Esteves Grigorovski, diretor executivo de Marketing e Serviços ao Trabalhador, da VR Benefícios.

A curadoria é da produtora e atriz Julia Pires, que também integrou a equipe nas edições anteriores e já trouxe para o projeto nomes como Cia. Trucks, Grupo Esparrama, Tiquequê, Beatles para Crianças e Barbatuques, entre tantos outros.

“É um privilégio poder trazer mais de 20 atrações artísticas que tratam de temas tão importantes para as próximas gerações. Nosso objetivo é poder abordar tais assuntos de forma leve, responsável e educativa. A proposta inicial previa que a praça fosse este território educador, mas por conta da pandemia e do distanciamento social, a internet será esse espaço para trocas e brincadeiras”, diz Ítalo Azevedo, sócio-diretor da Muda Cultural e idealizador do projeto.

Os espetáculos vão ao ar de sexta a segunda-feira, a partir das 15h, com acesso livre para todo o Brasil nas páginas do Facebook e YouTube da Muda Cultural e da Catraca Livre. 

 
Combate à Covid-19

Toda a equipe presente nas gravações, bem como o artístico, será testado com RT-PCR antes de entrar em estúdio. No local haverá rígido protocolo sanitário e um técnico em segurança do trabalho, garantindo o cumprimento das medidas.

 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 
Dia 1 - sexta, 19 de novembro

"Água Doce" - Cia da Tribo

"Festa na Terra da Mandioca" - Trupe BorboLetras

"Brincando Com a Dança: Um Voo na Floresta" - Cia Meu Corpo Meu Brinquedo

 

Dia 2 - sábado, 20 de novembro

"Ladeira das Crianças - Teatrofunk" - Cia Rosas Periféricas

Oficina de Acrobacias de Solo - Cia Armárias

"À Espera de Quem?" - Trupe DuNavô

 

Dia 3 - domingo, 21 de novembro

"Rádio Paranóia" - Trupe Liuds

Oficina de Malabares "Os primeiros passos" - Trupe Liuds

"Conto dos Pássaros" - Trupe Pé de Histórias

 

Dia 4 - segunda, 22 de novembro

"As Clássicas" - Cia Teatral Circo Delas

"Laia e o Voo da Imaginação" - Cia Tu Mateixa

"MANOfestAÇÃO" - Grupo Unity Warriors

 

Dia 5 - sexta, 26 de novembro

"Circo Excêntrico" - La Class Excêntricos

Construção de bonecos de sombras com as mãos - Cia Articularte

"Para crescer temos que saber comer" - Diverte Teatro Viajante

 

Dia 6 - sábado, 27 de novembro

"Três Variando" - Trupe Irmãos Atada

"Chapeuzim Vermelho e o Lobo Marrom" - Cia Articularte

Oficina "Criando Figurinos" - Trupe BorboLetras

"Ciranda de Retina e Cristalino" - Dança Sem Fronteiras

 

Dia 7 - domingo, 28 de novembro

"Shake Shake Show" - Vagalum Tum Tum

Oficina de Danças Urbanas - Grupo Unity Warriors

"Vaca Amarela" - Cia Navega Jangada

"Emaranhada - O Vessero de Mavi" - Amarilis Irani

 

Dia 8 - segunda, 29 de novembro

"Nas Águas do Imaginar" - Cia de Danças de Diadema

Oficina do Riso - Álvaro Assad

"Miudinho" - Grupo Triii

 

Sobre a Muda Cultural

A missão da Muda Cultural é qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio da promoção da arte e da cultura.

Há mais de dez anos no mercado cultural, a Muda atua na gestão de investimento social privado e no desenvolvimento de projetos através das leis de incentivo, sendo o elo entre marcas e seus públicos de interesse.

Tendo como principal ativo uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a Muda oferece uma atuação capaz de transitar entre os universos artísticos, da produção e da gestão cultural, incluindo concepção, curadoria de conteúdos e planejamento.

 

Sobre o Facebook

Fundado em 2004, a missão do Facebook é dar às pessoas o poder de criar comunidades e aproximar o mundo. As pessoas usam os aplicativos e tecnologias do Facebook para se conectar com amigos e familiares, encontrar comunidades e desenvolver negócios.

 

Sobre a VR Benefícios

Um novo olhar sobre o dia a dia dos empreendedores, trabalhadores e suas famílias nos fez ir muito além dos benefícios, em uma relação com mais propósito para todos. Somos VR, uma empresa Humana e tech. Tecnologia para dar mais para as pessoas.

 

Brincando na Praça

Projeto viabilizado pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Pro-Mac

Patrocínio: Facebook e VR Benefícios

Realização da Secretaria Municipal de Cultura

 

SERVIÇO:

Brincando Na Praça

19 a 29 de novembro, de sexta a segunda-feira

A partir das 15h

Transmissão gratuita nas páginas:

Facebook Muda Cultural

YouTube Muda Cultural

Facebook Catraca Livre

YouTube Catraca Livre

Classificação: Livre

Patrocínio: Facebook e VR Benefícios

Realização: Muda Cultural
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Erupção de vulcão na ilha de Java deixou 34 mortos
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT/PE), Almir Mattias e Renata Berenguer
Laboratório anuncia teste para diferenciar o coronavírus da gripe A e B
Manhã na Clube: entrevistas com Alberto Feitosa (PSC), Márcia Horowitz e Andreia Rodrigues
Grupo Diario de Pernambuco