Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

QUILOMBOLAS

Comunidade Quilombola Onze Negras recebe espaço de promoção sociocultural

Publicado em: 29/11/2021 12:04

 (Foto: Melissa Fernandes/Ong Paratodos)
Foto: Melissa Fernandes/Ong Paratodos
A Comunidade Quilombola Onze Negras, localizada no Cabo de Santo Agostinho, recebeu neste sábado (27) a inauguração de um lugar para promoção sociocultural. O Espaço Cultural 11 Negras, cuja reforma foi 100% financiada pela Ong Paratodos, poderá ser utilizado para promoção de palestras, cursos, artesanatos e preparo de comidas típicas pelas mulheres da comunidade. Com o objetivo de buscar a emancipação social e financeira da comunidade, também foram firmadas três parcerias: com o Instituto Travessia, cujo objetivo será a erradicação da pobreza por meio do empreendedorismo social sustentável; cooperação com a Secretaria de Assistência Social do Município do Cabo de Santo Agostinho para implantação da Cozinha Comunitária, já co-financiada pelo Governo Estadual; e com a Paratodos, a partir da disponibilização de consultoria para o fortalecimento institucional e promoção da educação tradicional.
 
“Ao conversarmos com as mulheres que utilizavam aquele espaço, não quisemos fazer uma imposição do que a gente imaginava que elas precisavam. Pelo contrário, ouvimos todas elas e buscamos entender a real necessidade. Nosso objetivo era entregar um espaço de transformação social”, afirmou a presidente da Ong Paratodos, Marina Maciel.
 
O Espaço Cultural 11 Negras foi viabilizado por meio do Projeto Arquitetura Paratodos, que consiste na elaboração de projetos e reformas para oferecer condições básicas de dignidade e moradia de pessoas em vulnerabilidade social. Na Comunidade Quilombola Onze Negras, o projeto atuou num galpão já utilizado pelo grupo. A Ong Paratodos e seus parceiros realizaram a reforma completa do galpão seguindo a descrição conforme as necessidades eram relatadas pela comunidade. 
 
Para fortalecer a segurança alimentar das crianças, o termo de parceria para estruturação da cozinha comunitária aconteceu através do Programa Tá na Mesa PE, com recursos do governo do Estado de Pernambuco específicos para as comunidades quilombolas. A cooperação com o Instituto Travessia ficará responsável por formar uma cooperativa de mulheres para desenvolver competências e empreendedorismo no ramo têxtil. A ideia é que futuramente seja lançada uma coleção moda praia inspirada nas cores e cultura  utilizada pela mulher quilombola.
 
A comunidade quilombola Onze Negras está localizada no Engenho Trapiche, no município do Cabo de Santo Agostinho, a 35 quilômetros do Recife. Atualmente, estima-se que vivem no local cerca de 600 famílias.  Segundo a Onze Negras, a concepção do local ocorreu em meados de 1940, com a formação de uma pequena comunidade composta por negros remanescentes da escravidão no munícipio. Nessa mesma época, famílias migravam para o Cabo de Santo Agostinho com a intenção de trabalhar nas usinas de cana-de-açúcar. Três grandes famílias foram originadas e seguiram morando no Engenho Trapiche, comprando as terras posteriormente e iniciando as construções de algumas casas. Ao longo dos anos, a comunidade recebeu vários nomes: Burrama, Pista Preta e, por fim, Onze Negras. Do grupo pioneiro que fundou a associação de moradores, quatro mulheres já faleceram, sendo substituídas por outras, sempre com a intenção de manter o trabalho coletivo em prol da comunidade.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco