Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA NACIONAL

20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece neste domingo de forma remota

Publicado em: 25/11/2021 10:15

O diretor moçambicano radicado no Brasil, Ruy Guerra, será o grande homenageado da edição (Foto: Simone Kontraluz)
O diretor moçambicano radicado no Brasil, Ruy Guerra, será o grande homenageado da edição (Foto: Simone Kontraluz)
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro chega à 20ª edição sob o tema da preservação e da memória do audiovisual. Com transmissão ao vivo pela TV Cultura neste domingo (28), a partir das 20h, a cerimônia vai celebrar não apenas a Cinemateca Brasileira, que pegou fogo mas resistiu, como também a produção audiovisual nas duas últimas décadas. O grande homenageado da noite é Ruy Guerra, poeta, compositor e cineasta moçambicano radicado no Brasil, que completou 90 anos em 2021.

Por causa da pandemia, o evento - que é realizado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais - será remoto pelo segundo ano consecutivo, com apresentação das jornalistas Adriana Couto e Renata Boldrini, direto dos estúdios da TV Cultura, em São Paulo. A abertura dos envelopes com os vencedores será ao vivo, auditada pela PwC (a mesma empresa que faz a apuração do Oscar), e o Troféu Grande Otelo será entregue diretamente na casa de cada um deles, depois da premiação.

Ao todo serão anunciados 32 prêmios, em grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema. Além disso, todos os 15 longas-metragens indicados nas categorias drama, comédia ou documentário também concorrem ao disputado prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. A votação popular pode ser feita até amanhã (26 de novembro) no site da Academia https://gp2021.academiabrasileiradecinema.com.br/.

Em um ano dedicado à memória, um Prêmio Especial de Preservação será concedido ao movimento que, liderado por profissionais de cinema, defendeu a Cinemateca Brasileira do abandono completo: o S.O.S. Cinemateca - APACI.

Conheça a lista completa de finalistas da premiação no site oficial.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco