Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LUTO

Maestro Rafael Garcia, criador do Virtuosi, morre aos 77 anos no Recife

Publicado em: 13/10/2021 11:10

Ao longo de cinco décadas de carreira, o maestro fundou orquestras e o festival mais duradouro de música de câmara (Foto: Flora Pimentel/Divulgação)
Ao longo de cinco décadas de carreira, o maestro fundou orquestras e o festival mais duradouro de música de câmara (Foto: Flora Pimentel/Divulgação)
O maestro Rafael Garcia faleceu nesta terça-feira (12), aos 77 anos, no Recife. Ele estava internado há três semanas no Real Hospital Português, onde se tratava de um câncer no fígado. Garcia se dedicou ao longo de cinco décadas à música clássica nordestina e deixa um legado prolífero de projetos criados.
 
Nascido no Chile e radicado no Brasil, a trajetória do maestro começou em 1966 ao conhecer a pianista Ana Lúcia Altino, com a qual se casou há 54 anos. Juntos, criaram diversos projetos musicais, como: o departamento de música da UFPB; a Orquestra Filarmônica Norte/Nordeste; e o Virtuosi, maior festival de música de câmara. Este último festival já contou com 23 edições realizadas no Recife, Gravatá, Garanhuns e outras cidades do Brasil, assim como turnês internacionais no Chile, Argentina e Uruguai.
 
Maestro Rafael regeu diversas orquestras internacionais e também trabalhou ao lado de Ariano Suassuna e Cussy de Almeida na formação da Orquestra Armorial. Em 2005, recebeu o título de cidadão pernambucano.
 
Do seu longo casamento com Ana Lúcia Altino, o maestro teve seis filhos e 12 netos. O velório acontece nesta quinta-feira (14), a partir das 16h, na capela central do Cemitério de Santo Amaro, no Recife. Já o sepultamento acontecerá no mesmo cemitério, mas na sexta-feira (15), às 11h.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Destaque do Náutico, meia Jean Carlos completa 100 jogos com a camisa alvirrubra
Baixas na equipe de Guedes
Trump anuncia planos para lançar nova rede social
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
Grupo Diario de Pernambuco