Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TEATRO

Teatro do Parque realiza evento-teste com peça sobre Paulo Freire

Publicado em: 17/09/2021 09:20 | Atualizado em: 17/09/2021 13:05

A peça faz parte da série de homenagens ao centenário do educador e do processo de reinauguração do equipamento cultural (Foto: Divulgação)
A peça faz parte da série de homenagens ao centenário do educador e do processo de reinauguração do equipamento cultural (Foto: Divulgação)
Os 100 anos do educador e filósofo pernambucano Paulo Freire têm sido marcados por atividades culturais, lançamentos de obras (dois novos títulos chegaram ao mercado pela Cepe Editora) e celebrações ao longo do ano, com culminância neste fim de semana, quando o centenário se completa com exatidão, mais precisamente no domingo (19). É nesse dia que um evento servirá como teste para um equipamento cultural também centenário. Fundado em 1915 e fechado nos últimos dez anos para reformas, o Teatro do Parque será palco para a peça pa(IDEIA) - Pedagogia da Libertação, do coletivo Grão Comum.
 
A ação, promovida pela vereadora Liana Cirne (PT) com apoio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, será um dos eventos-teste realizados pela administração do equipamento cultural antes da reabertura para o público, prevista para outubro. A apresentação contará com público de 300 pessoas, entre convidados e sorteados, seguindo os protocolos de enfrentamento à Covid-19 do Governo de Pernambuco. O sorteio é um concurso cultural e, para participar, o interessado deverá enviar até as 18h de hoje (17 de setembro), pelo WhatsApp (81) 99960-1300, a resposta para uma dessas perguntas: “O que Paulo Freire mudou na sua vida?” ou “O que Paulo Freire mudou na educação brasileira?”.
 
Com direção e roteiro de Junior Aguiar, também em cena junto ao ator e produtor Daniel Barros, pa(IDEIA) - Pedagogia da Libertação integra a Trilogia Vermelha, que inclui ainda os espetáculos h(EU)stória - O tempo em transe, que retrata a vida do cineasta Glauber Rocha; e pro(FÉ)ta - O bispo do povo, que conta a trajetória do bispo Dom Hélder Câmara.
 
Resgatando a prisão e o interrogatório de Paulo Freire, em 1964, pa(IDEIA) promove debate sobre sobre o Brasil de hoje e as contradições da velha educação a partir das ideias sempre atuais de Paulo Freire.
 
Para o grande público, a peça terá uma outra apresentação na sexta-feira seguinte (24), às 19h, no Teatro Santa Isabel. Os ingressos custam R$ 15 (estudantes e professores) e R$ 30 (inteira) e podem ser adquiridos tanto na bilheteria do teatro quanto antecipadamente pela plataforma Sympla.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco