Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Som da Terra lança frevo para embalar o carnaval pós-pandemia

Publicado em: 23/09/2021 20:54 | Atualizado em: 23/09/2021 20:55

Cassius Cavalcanti, Alexandre Doca, Rominho, Neném e  (Foto: Divulgação)
Cassius Cavalcanti, Alexandre Doca, Rominho, Neném e (Foto: Divulgação)

A banda pernambucana Som da Terra está lançando um frevo canção inédito nesta quinta-feira (23), entrando no rol dos artistas que apostaram no principal ritmo da folia pernambucana durante o período pandêmico. A ideia é que a canção seja executada no próximo carnaval, seja em 2022 ou não. Viva a vida e o frevo fala de espalhar alegria, deixando de lado a tristeza que atravessou a sociedade nos últimos anos. Com título em referência ao tema do próximo Galo da Madrugada, a música fala também da emoção que é tocar no maior bloco carnavalesco de rua do mundo.

"A referência ocorre porque a Som da Terra, por ser a mais antiga a desfilar no Galo, tem uma grande afinidade com o desfile e um carinho por todos que produzem o espetáculo", diz o texto de divulgação. O grupo já gravou diversos frevos e marchinhas que se tornaram sucessos, a exemplo de Balança o saco, que já embalou diferentes gerações de foliões no mundo. Essa música, aliás, rendeu o primeiro disco de ouro da banda, recebido no programa do Chacrinha. O grupo participou da criação do primeiro trio elétrico pernambucano, ainda nos anos 1970.


Em junho, o cantor, compositor e instrumentista Cassius Cavalcanti, filho de Getúlio Cavalcanti, passou a integrar o grupo, ao lado dos veteranos Zé Carlos, Rominho, Neném, Alexandre "Jacaré", Wilson Pessoa, além de Doca e Fábio Valois. A chegada foi anunciada meses após a morte do músico, compositor e produtor pernambucano Carlos Alberto, conhecido como Kayto. Ele morreu em fevereiro deste ano, após infarto fulminante.

Nos últimos anos, a Som da Terra também lançou canções como Na terra ou no céu, o maior carnaval (2010), Te vira no frevo I (2011), Te vira no frevo II (2012), Tapete voador (2013) e Nem céu, nem sol, nem mar (2014). Além dos CDs 40 carnavais, incluindo Pegando fogo, Som da Terra em bloco e 40 anos do Galo, em homenagem aos 40 anos do Galo da Madrugada.

A Som da Terra teve início em 1975, quando um grupo de amigos do bairro de Casa Amarela resolveu criar uma banda. Desde o início, já foram 287 trabalhos gravados, sendo 3 LPs, 6 DVDs, e 19 CDs. Entre os sucessos emplacados, está Na Terra de Lampião, um dos temas presentes na trilha sonora da série O bem amado, derivada da novela homônima exibida nos anos 1980, na TV Globo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco