Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Recifenses da Howay unem ska e frevo em novo single

Publicado em: 02/09/2021 11:35

O single Fervo é o primeiro de três que serão lançados pela Fábrica Music (Foto: Divulgação)
O single Fervo é o primeiro de três que serão lançados pela Fábrica Music (Foto: Divulgação)
A força e energia dos instrumentos de sopro é uma marca tradicional que pode ser encontrada tanto no mais pernambucano dos ritmos, o frevo, quanto no gênero musical jamaicano ska. É essa intersecção que movimenta a banda recifense Howay, que lança o single Fervo nesta quinta-feira (2). A canção, que traz no título a palavra que significa “ebulição” e derivou o frevo, chega em todas as plataformas de streaming pelo selo da Fábrica Music.
 
O grupo surgiu em 2006 como uma banda de hardcore melódico, mas foi mudando sua sonoridade com o tempo. “Desde 2019 a gente vem buscando misturar o ska, em suas várias vertentes, aos ritmos brasileiros, principalmente os nordestinos, como maracatu, frevo e caboclinho. Nossa proposta é ter essa ska com DNA tipicamente brasileiro”, comenta Guto Quijano, o vocalista, guitarrista e letrista do Howay. A banda já tem no currículo um álbum completo (Arrebate, de 2017) e o EP Afinco, de 2020.
 
Fervo é o primeiro de três singles que o Howay lança junto com a Fábrica Music. A música chega com um videoclipe e making-off das gravações. Escrita por Guto, a música foi musicada junto com todos os outros integrantes: Sávio Ferraz no baixo, Felipe Gomes na bateria, Mario Menezes e Pedro Moraes nos metais. Segundo o letrista, a música traz mais pessoalidade e recupera também o lado ativista da banda.
 
Apesar da empolgação com os lançamentos, Guto afirma que é preciso ainda manter os cuidados de saúde. “A expectativa é gigante para a volta dos shows. Mas o receio é grande, a pandemia não acabou. Temos que seguir nos cuidando para que essa fase conturbada passe e que as pessoas estejam seguras novamente. Para que a gente consiga voltar à estrada e fazer o que mais ama que é estar no palco trocando energia com o público. Coisa que só o palco traz, olhar para o público e vê-lo cantar as músicas”, completa.
 
Confira abaixo o single Fervo:
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco