Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

MÚSICA

Pernambucano Valfrido Santiago homenageia Mestre Santino Cirandeiro em canção

Publicado em: 01/09/2021 10:40

A música e o videoclipe pretendem valorizar as tradições da Zona da Mata de Pernambuco (Foto: Manu Leite/Divulgação e Reprodução)
A música e o videoclipe pretendem valorizar as tradições da Zona da Mata de Pernambuco (Foto: Manu Leite/Divulgação e Reprodução)
O cantor e compositor pernambucano Valfrido Santiago se uniu ao cantor João Paulo Rosa para criar a música Santo Velho, disponível nas plataformas digitais desde a última semana. A canção é inspirada pela trajetória do Mestre Santino Cirandeiro (cujo apelido é Santo Velho), um dos pioneiros na Ciranda em Pernambuco e um dos mais antigos brincantes em atividade, com 80 anos de vida dedicados à cultura popular.
 
Antes do lançamento, Valfrido e João Paulo decidiram fazer uma visita ao homenageado em Nazaré da Mata para lhe mostrar a música. O encontro foi captado em imagens que compõem um videoclipe documental, dirigido pelo produtor cultural Milton Raulino e disponível também no canal de Youtube de Valfrido. Assim como a música, o vídeo busca retratar com carinho a cultura e os ares da Zona da Mata Norte de Pernambuco.
 
O single é o primeiro de uma trilogia musical que Valfrido lançará até o final de 2021. O projeto celebra parcerias e linguagens artísticas integradas. Além de música e audiovisual, Santo Velho faz ainda uma ponte com as artes plásticas. A capa do single foi produzida especialmente para a canção pelo artista Adeilso Nascimento, de Tracunhaém. Cada single ganhará uma capa especial feita por artistas da Zona da Mata.
 
“É um projeto que exalta as conexões musicais, com antigos e novos parceiros. E chega também num processo de valorizar as capas dos singles, algo que era muito atrativo na época dos LPs e CDs, apresentando o trabalho de alguns artistas da região nas capas”, comenta Valfrido. As demais canções da trilogia, ainda em produção, estão previstas para outubro e dezembro.
 
Confira o videoclipe documental da música:
 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco